Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Domingo tem inquérito canino no Maria Cristina
08/12/2016 08h30

Domingo tem inquérito canino no Maria Cristina

Quem mora na região do Maria Cristina pode levar o cão para participar

Desde setembro a Diretoria de Saúde adotou nova estratégia para execução do inquérito canino. A iniciativa, que consiste em coletar sangue de cães para testagem de leishmaniose, faz parte do pacto de saúde entre município e governo federal, para a diminuição e controle dos casos da doença em humanos. No próximo domingo, dia 11, um veterinário estará de plantão na ESF Maria Cristina, das 8h às 12h. Moradores das proximidades devem levar seus cães para realização da coleta.

Sobre a doença

A leishmaniose é classificada em dois tipos: tegumentar e visceral. A primeira é caracterizada por feridas na pele que não cicatrizam. Na visceral, os sintomas em humanos são febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço. Esse segundo tipo pode levar à morte.

A doença é transmitida de cães para seres humanos por meio do mosquito palha. A melhor forma de evitar a doença é o combate ao vetor. O mosquito palha se coloca seus ovos na matéria orgânica em decomposição.

Nos animais é comum a doença se apresentar assintomática.