Perguntas Frequentes

 

1. O que é necessário para aderir ao programa Conecta Cidadão?

As condições para adesão ao programa Conecta Cidadão são:

  • a) Ser residente do município de Lençóis Paulista.
  • b) Não possuir dívidas com o município (IPTU, ISS e outras).
  • c) Ter o cadastro de pessoas atualizado no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
  • d) Fazer o requerimento para protocolo de adesão na Prefeitura (Paço Municipal).
  • e) Ter o pedido de adesão deferido mediante análise da comissão julgadora.
  • f) Após a aprovação assinar o termo de adesão e procurar uma das empresas credenciadas para a instalação dos equipamentos de comunicação.

2. Onde posso comprar os equipamentos necessários para instalação?

Antes da aquisição dos equipamentos deve-se comparecer ao balcão de atendimento da Prefeitura para protocolar o pedido de adesão que deverá ser deferido mediante análise da comissão. Apenas após o deferimento do pedido e assinatura do termo de adesão, você receberá a relação das empresas credenciadas constante no formulário de autorização de instalação.

3. Os equipamentos podem ser adquiridos antes do cadastro?

Não. Somente após o pedido de adesão do programa Conecta Cidadão ser deferido pela comissão, poderá ser feito contato com as empresas credenciadas para aquisição dos equipamentos.

4. Menor de 18 anos pode fazer o cadastro?

Não. O responsável pelo cadastro deve ser pessoa física maior de 18 anos ou pessoa jurídica domiciliada no Município de Lençóis Paulista.

5. Como faço em caso de mudança de endereço?

A nova residência necessita estar na área de cobertura dos bairros onde contam com o sinal do programa Conecta Cidadão, após isto, o usuário deverá protocolar o pedido de troca de endereço no balcão de atendimento da Prefeitura.

6. Precisa ter telefone para acessar a internet?

Não há necessidade de linha telefônica para acessar internet através do programa Conecta Cidadão.

7. Precisa de um provedor de acesso à internet?

Não há necessidade de provedor de acesso à internet.

8. Como saber se a casa onde moro tem acesso ao sinal?

Caso você more nos bairros onde o sinal do programa Conecta Cidadão foi liberado, sua residência esta apta para o acesso à internet, salvo em caso de obstrução do sinal por edificações, árvores ou interferência de terceiros que será avaliada pela equipe técnica da Prefeitura.

9. A manutenção dos equipamentos, vírus e invasão na rede é de responsabilidade de quem?

A manutenção dos equipamentos é de responsabilidade do usuário, bem como se proteger de vírus e invasões, através de softwares de proteção. A Prefeitura é totalmente isenta de qualquer ocorrência, cabendo a mesma apenas o provimento do acesso à internet.

10. Qual é a velocidade da conexão?

A velocidade é de 256 Kbps (4,5 vezes maior que internet discada) sem limite de tempo ou download, o suficiente para navegar na internet, enviar e-mails, fazer pesquisas, acessar internet banking, participar das redes sociais e demais serviços que não necessitem de uma taxa de transferência de arquivos muito alta, como baixar filmes e músicas.

11. Posso solicitar vários acessos?

Não, somente é permitido 01 (um) acesso por endereço.

12. Porque tenho que adquirir equipamentos (rádio) para acesso à internet?

Porque a Prefeitura não pode realizar despesas deste tipo. Para exemplificar melhor, hoje para você ter acesso aos canais de TV aberta, você tem que comprar a TV e comprar o serviço de instalação da antena para a captação do sinal, cabendo a Prefeitura somente a liberação dos sinais. Na internet grátis ocorre da mesma forma, a Prefeitura disponibiliza o sinal e os equipamentos ficam a cargo do usuário.

Para mais informações entre em contato com o Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista pelo telefone 14 3269-7095 ou pelo e-mail info.suporte@lencoispaulista.sp.gov.br