Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Secretaria de Educação / A Secretaria

A Secretaria

Nossa Visão

Ser referência em educação no Brasil, garantindo a aprendizagem efetiva, a valorização humana e o trabalho colaborativo.

Nossa Missão

Promover uma educação de qualidade a todos os alunos, proporcionando suporte pedagógico e administrativo às escolas da rede municipal de ensino, articulando e integrando processos e avaliando os resultados.

Finalidade

Garantir o desenvolvimento integral para todos os alunos.

Público Atendido

A Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista atende a aproximadamente 8.100 alunos entre Creches, Ensino Infantil e Fundamental. São 35 unidades escolares: 15 creches, 6 escolas de Educação Infantil, 9 escolas de Ensino Fundamental e 5 que trabalham com Ensino Infantil e Fundamental.

À Secretaria de Educação compete:

  • Disponibilizar a educação infantil em creches, pré-escolas e ensino fundamental;
  • Efetivar a chamada pública dos alunos para o acesso ao ensino fundamental;
  • Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola;
  • Estruturar, organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino;
  • Elaborar e executar a proposta pedagógica de acordo com a política educacional do município;
  • Promover o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
  • Promover a integração das políticas e planos educacionais da União e do Estado;
  • Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;
  • Propor e baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
  • Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino, na área de sua competência;
  • Elaborar e executar proposta pedagógica de acordo com a política educacional do Município;
  • Ajustar e desenvolver convênios com os órgãos federais, estaduais e entidades particulares, objetivando o desenvolvimento das atividades no âmbito de sua competência;
  • Gerenciar os serviços de alimentação escolar;
  • Gerenciar a realização dos eventos municipais na área de sua competência;
  • Em colaboração com o Estado e com a assistência da União, recensear a população em unidades escolares para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

Vinculam-se diretamente á Secretaria de Educação, cujo titular representará o Chefe do Executivo no relacionamento de suas atividades, as seguintes unidades administrativas:

  • I - Conselho Municipal de Educação - Lei nº 2.558 de 27/06/1997
  • II - Conselho Municipal de Alimentação Escolar - Lei nº 2.560 de 07/07/1997
  • III - Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Lei 3.673 de 06/03/2007

Confira as iniciativas que melhoraram os indicadores de Educação de Lençóis Paulista nos últimos anos. Entre elas estão:

Formação de capital humano: os servidores da Educação, principalmente os professores e gestores, estão passando por intensivos programas de capacitação. De forma direta ou indireta, o Plano de Formação contempla a todos os servidores ligados à Rede Municipal de Ensino.

Investimentos na estrutura física

Foram concluídas reformas e ampliações de prédios para melhorar e ampliar o atendimento e há outras obras em andamento. São feitos investimentos constantes em materiais pedagógicos e recursos tecnológicos.

Gestão do currículo: foi realizado o alinhamento do currículo municipal com o Sistema Aprende Brasil (material pedagógico utilizado pela Secretaria de Educação como referência) e também com os indicadores das principais avaliações externas, o Saresp (na esfera estadual) e a Prova Brasil (na esfera nacional). Os programas de capacitação dos educadores ocorre a partir desse currículo, ou seja, embasado no que deverá ser ensinado às crianças.

Parcerias com outras secretarias, entre elas Saúde, Cultura, Esporte e Recreação e Agricultura e Meio Ambiente: por meio de parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, por exemplo, são realizados o “Joelp – Jogos Escolares de Lençóis Paulista”, que se apoia no esporte para educar, estimular hábitos saudáveis de vida e aguçar características como liderança, responsabilidade e trabalho em equipe. Em parceria com a Secretaria de Cultura, é realizado o "Festival do Livro", e com a Secretaria de Saúde são desenvolvidos muitos projetos de conscientização.

Secretaria de Educação
Rua Sete de Setembro, 711 - Centro
CEP: 18683-042
Telefone/Fax: (14) 3269-7800

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo