Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Orquestra Municipal de Sopros "Maestro Agostinho Duarte Martins"

Orquestra Municipal de Sopros "Maestro Agostinho Duarte Martins"

Orquestra Municipal de Sopros "maestro Agostinho Duarte Martins" Orquestra Municipal de Sopros "Maestro Agostinho Duarte Martins"

A Orquestra Municipal, iniciou suas atividades em Julho de 1.995, é um grupo mantido pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista através da Secretaria Municipal de Cultura, e sua primeira formação contava principalmente com músicos remanescentes de outras corporações musicais extintas, sendo doze músicos nesta formação inicial. Assumiu a denominação de Banda Municipal Heitor Villa Lobos, com caracterização de Banda Musical de Concerto. Apresentou-se pela primeira vez em Dezembro de 1.995, e em seguida realizou diversos concertos em festas populares, religiosas e eventos cívicos, na cidade de Lençóis Paulista e região.

Foi oficialmente criada pela Lei Municipal 2542 de 24 de Abril de 1.997. Neste mesmo ano, assume a regência o Maestro Marcelo Maganha, que imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos. A Orquestra intensificou gradativamente suas atividades, realizando mais de 1000 concertos até este ano, inclusive com gravação de 6 CD's e 5 DVD's dentre estreia de mais de 300 composições e arranjos musicais alem de vários shows e concertos com grandes artistas de renome nacional onde podemos citar: Toquinho, Renato Teixeira, Sergio Regis, Trio Los Angeles, Eduardo Santhana, Trovadores Urbanos, dentre outros.

Dentre seus vários trabalhos podem ser destacados “Series de maestro e solistas internacionais” onde já recebeu vários convidados como por exemplo, o maestro Dario Sotelo (presidente da WASBE), o maestro Luis Nani (ARG), o maestro Pablo dell'Oca Sala (URU), a maestrina Pamela Bustos (EUA), o maestro Franck Dupont(FRA), maestro Claude Brendell (FRA/AUS), dentre outros. Além de solistas como, Altamiro Rocha Neto (FRA), Darcio Gianelli (OSESP), Rafael Mendes (BRA/ING), Quarteto Sax Brasil, Flavio Gabriel (BRA), dentre outros.

Gravou em 2014 o CD e DVD intitulado “Show de Estrada” em comemoração aos 40 anos de trabalho da dupla sertaneja, Cézar e Paulinho, além de vários hinos de cidades como Lençóis Paulista, Dois Corregos, Mineiros do Tiete, Macatuba, dentre outros.

Grupo artístico de excelência da Secretaria Municipal de Cultura a Orquestra desenvolve, com seus músicos profissionais, o projeto Banda Sinfônica Jovem, este grupo pedagógico com mais de 40 jovens, tem como principal intenção a formação de novos músicos para futuramente integrarem a orquestra municipal.

A Orquestra prossegue seu trabalho levando seus concertos cada vez a um número maior de cidades realizando em media mais de 30 concertos anuais.

A Orquestra busca sempre o aperfeiçoamento técnico e a otimização do trabalho em grupo, almeja alcançar o objetivo maior que é o de provocar nas pessoas fortes emoções: aquela magia “que os males espanta” que só música é capaz de produzir.

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo