Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Começa hoje o Festival do Livro de Lençóis Paulista
18/06/2012 13h25

Começa hoje o Festival do Livro de Lençóis Paulista

Lençóis Paulista, a “Cidade do Livro”, realiza de 18 a 29 de junho a 4ª edição do “Festival do Livro”, promovido pelas Diretorias de Cultura e Educação. A extensa programação do evento contará com peças teatrais, contação de histórias, encontros com escritores renomados, workshops, música, dança e feira de livros. Também haverá área destinada à gastronomia, cuidada pela Sociedade Italiana.

A programação será diurna e noturna, inclusive no final de semana, na praça Comendador José Zillo (Concha Acústica). O evento começa a partir das 18 horas deesta segunda-feira, com a abertura das livrarias, para exposição e venda de livros de todos os gêneros e últimos lançamentos. Às 19 horas haverá a apresentação da Banda Musical Zillo Lorenzetti, que foi criada em 1991 em Lençóis e contribui com a educação por meio da música. Às 20 horas, no palco principal, ocorrerá a apresentação do grupo paulistano Luceros de Dança Flamenca, com o espetáculo “Luceros Dança Toninho Ferragutti”, que usará principalmente o sapateado para se expressar e refletir emoções.

Entre os escritores renomados que passarão por Lençóis Paulista, com atividades voltadas principalmente para os educadores, estão Arlene Holanda, Jeosafá Fernandes Gonçalves, Heloísa Prieto, Alexandre Azevedo e Roberto Rocha Pombo.

Cidade do Livro, cidade de leitores

O município de Lençóis Paulista é conhecido como a “Cidade do Livro” por possuir a maior biblioteca pública do interior do Estado de São Paulo, com um número de livros superior ao de habitantes. O acervo da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa conta hoje com mais de 90 mil livros e mais de 20 mil documentos, desde um Decreto de Dom João V a autógrafos de diversos escritores, além de acervo de peças raríssimas, que tornam a biblioteca uma referência no Estado.

“Lençóis Paulista, a Cidade do Livro, não se debruça no título conquistado na década de 80. Aqui, constantemente são desenvolvidas ações que promovem o contato com o livro e as boas possibilidades que a leitura oferece, como é o caso do Festival. Assim estimulamos uma sociedade de leitores ”, diz o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo.

Para isso, ele aponta que a cidade mantém um acervo atualizado, com a aquisição de toda a demanda de sugestão de compras, como também de lançamentos, feira de troca de livros, concursos literários, a manutenção física das cinco bibliotecas da cidade, como também de seu acervo raro e especial, treinamentos de seus funcionários, exposições, lançamentos de livros, encontro com escritores famosos, como também dos autores lençoenses, possibilitando uma rede de ideias e iniciativas na área. Nas escolas de Lençóis Paulista, os alunos também são envolvidos em importantes e inovadores projetos que aguçam o interesse e prazer pela leitura.