Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeita assina convênio para construção de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
12/06/2012 17h27

A Prefeita Bel Lorenzetti assinou na tarde desta segunda-feira, 11 de junho, convênio junto à Secretaria da Saúde do Estado para a construção do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPSad). O convênio prevê, nesta primeira etapa, a liberação de R$ 120 mil para o projeto e a construção do Centro. A indicação do recurso foi feito mediante pedido do Vereador Carlos Paccola (PV) junto ao Deputado Estadual José Bittencourt (PSD).

O CAPSad é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).

O serviço ambulatorial integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes. O serviço do CAPS é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. É importante ressaltar que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é aberto, isto é, não há internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente.

Segunda Etapa

De acordo com a Prefeita Bel, os próximos passos serão a elaboração do projeto para que, em seguida, seja feita a licitação para a construção da obra. O CAPSad ficará ao lado do Ambulatório de Saúde Mental (Hospital Dia Vereador Nicanor Pereira de Godoy) e da Unidade Básica de Saúde Dr. José Garrido, na Vila Ubirama.

Uma segunda etapa do projeto prevê a liberação de R$ 200 mil para o término das obras. O pedido já foi feito pelo Vereador Manoel dos Santos Silva (PSDB), junto ao Deputado Estadual Pedro Tobias (PSDB), que se prontificou a indicar o recurso junto à Secretaria de Saúde do Estado.

(Na foto, Prefeita Bel com Vereador Carlos Paccola)