Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria promove ações e atividades para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente
01/06/2012 20h10

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente tem programado uma série de ações e atividades que têm por objetivo levar educação ambiental e informação por meio de palestras e outros meios para as comunidades, empresas, instituições e escolas.

De 16 de maio a 6 de junho de 2012, cerca de 900 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino tem feito visitas à Usina de Triagem e Reciclagem de Lençóis Paulista no Distrito Industrial. Durante a visita as crianças participam de uma atividade introdutória ao tema que envolve desde o processo de extração de recursos naturais da natureza e passam pelas etapas de produção, distribuição, consumo e tratamento de resíduos. Também recebem orientações práticas, por meio de figuras ilustradas, sobre a importância da coleta de lixo municipal e trabalho desenvolvido pela Cooprelp – Cooperativa de Reciclagem. As turmas que participarem da ação nos dias 4, 5 e 6 de junho, realizarão o plantio de mudas no espaço da Usina em comemoração a data.

Estão previstas ainda a realização da campanha “Recicle seus Hábitos” com apoio de estudantes voluntários em bairros da cidade com o objetivo de levar orientações à população de como realizar a coleta seletiva em casa, bem como sobre os projetos ambientais da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista. Desta vez os bairros atendidos pela campanha serão: Jardim Cruzeiro no dia 2 de junho; Jardim Ubirama no dia 16 de junho e Residencial Santa Terezinha no dia 30 de junho.

Vale ressaltar que em parceira com a empresa “Eletrolixo”, a Prefeitura Municipal tem programado o mutirão do lixo eletrônio que terá início no dia 11 de junho e se estenderá até o dia 15 de junho. No total serão implantados sete ecopontos em diferente regiões da cidade. Haverá lançamento oficial da campanha, no dia 5 de junho, com a realização de palestras nas escolas definidas como ecopontos.

Portanto, cabe aos cidadãos destinar corretamente seus resíduos eletrônicos, como TV´s, computadores, celulares, monitores, telefones e aparelhos de fax, rádios e aparelhos de som, impressoras e equipamentos eletrônios em geral, exceto da linha branca como fogões e geladeiras. Os ecopontos de lixo eletrônico estarãono s seguintes locais:

m Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente;

m EMEF “Profª. Lina Bosi Canova no Jardim Ubirama;

m EMEIF “Prefeito Ézio Paccola”no Jardim Primavera;

m EMEIF “Irma Carrit” e ADEFILP no Jardim Cruzeiro;

m ETEC “Cidade do Livro” no Jardim Ibaté;

m FACOL(Faculdade Orígenes Lessa).

De acordo com Benedito Luiz Martins, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, “a promoção de ações de educação ambiental, se faz necessária para a transformação da realidade em que vivemos. Respeitar o meio ambiente é a base para despertar a responsabilidade de todos para uma melhor qualidade de vida”, finalizou.