Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretores e servidores participam de evento do Sebrae SP sobre contas públicas
01/06/2012 20h05

Diretores e servidores participam de evento do Sebrae-SP sobre contas públicas

A Prefeita Bel Lorenzetti, juntamente com a Diretora Administrativa, Diretores Jurídico, Financeiro, Suprimentos e de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, além de servidores destas diretorias, participaram na terça-feira, 29 de maio de um ciclo de palestras e painéis temáticos voltados para os gestores Públicos, o Fomenta Regional – Centro Oeste Paulista.

A programação foi promovida pelo Sebrae-SP teve por objetivo ampliar a participação das micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras públicas, além esclarecer sobre os procedimentos e exigências dos grandes compradores públicos e seus processos de aquisição de bens e serviços.

O evento ocorreu em Bauru, no Hotel Obeid Plaza e contou com uma palestra magna proferida por Edgar Guimarães, mestre em Direito Administrativo com o tema “Compras Governamentais das Micro e Pequenas Empresas: aspectos legais e práticos”. Em em seguida houve a formação de painéis voltados para o Agronegócio, MPE (participando de licitações) e Gestores Públicos (contratação de MPE).

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, Altair Toniolo, o evento foi importante para que os demais diretores e servidores da prefeitura buscassem conhecimento de como ampliar a compra de produtos e serviços das micro e pequenas empresas. “Vamos procurar incentivar e qualificar os empreendedores das micro e pequenas empresas para que se tornem maiores e melhores”, ressaltou o diretor.

Uma comissão tem trabalhado para a criação e aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas o que será um grande avanço para que os empresários possam desenvolver seus negócios e participar das compras governamentais que ocorrem no município.

Mercado promissor

O mercado de compras governamentais ainda é pouco explorado pelas MPEs e representa um nicho de mais de R$ 400 bilhões por ano. Atualmente apenas 20% é comercializado pelas MPEs. O Sebrae pretende tornar as micro e pequenas empresas aptas para conquistar até 30% desse mercado até 2013.

Segundo um levantamento do Ministério do Planejamento e do Ministério do Trabalho e Emprego, revela que, em 2007, para cada bilhão comprado pelo governo federal das Micro e Pequenas Empresas, 8,8 mil empregos foram criados.