Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / CIRCUITO CULTURAL apresenta “A Bilha Quebrada” com Cia. Razões Inversas
01/06/2012 14h55

CIRCUITO CULTURAL apresenta “A Bilha Quebrada” com Cia. Razões Inversas

Nesta sexta, 01 de junho, às 20h, a Cia. Paulistana de teatro “Razões Inversas” traz ao palco da Casa da Cultura, o espetáculo teatral “A Bilha Quebrada”.

Na peça a ação se passa numa sala de um tribunal de uma vara distrital da comarca de Utrech, na Holanda, onde um velho, manco e careca, o juiz Adão, manda e desmanda, é uma figura asquerosa. Ele está habituado a cometer os mais diversos tipos de atrocidades, até que a comarca recebe uma inesperada visita de seu superior, o corregedor Walter, no mesmo dia em que a parteira Marta vai exigir que se encontre o responsável pela destruição de sua bilha (moringa) de estimação. A peça se passa num único cenário, o tribunal, e os fatos são revelados pouco a pouco.

Adão é, ao mesmo tempo, juiz e réu de um crime que tumultuou a vida de um pequeno vilarejo holandês e quase destruiu o futuro da camponesa Eva. Escrita no início do século 19, A Bilha Quebrada é um clássico do pré-romantismo e foi montada por Goethe, amigo do autor, em 1811, ano de sua publicação. Pouco tempo depois, Kleist se suicidou.

Montagem

Para o diretor Marcio Aurelio, “reencontrar esse texto nos dias de hoje é reencontrar um material cênico e poético surpreendente, capaz de fascinar o público pela inteligência do humor e da crítica social, por sua estrutura imprevisível e reveladora e, sobretudo, por sua espantosa atualidade: estamos diante de um tribunal onde o réu é ao mesmo tempo o juiz de si mesmo, uma proposta de teatro de absurdo com penetrante sentido de crítica sócio-política. Estamos frente a um insólito universo de aberta corrupção e absoluta ausência de ética ou moral, que certamente colocará o público brasileiro de hoje de olhos abertos diante de si mesmo e do país em que vive”.

O cenário tem a forma de um ringue de boxe e a iluminação, com luz fria, cria o clima de uma delegacia de polícia. Os figurinos incluem legítimos tamancos holandeses, junto a elementos que remetem a nosso próprio tempo, além de uma moringa feita artesanalmente. O espetáculo é calcado na qualidade dos intérpretes num jogo ágil, inteligente e revelador do excepcional texto de Kleist. As hilariantes peripécias do velho juiz dão o tom do espetáculo.

“O texto mostra a corrupção generalizada, o falso moralismo e o amor romântico. Seu objetivo é fazer rir”, diz o diretor Marcio Aurelio.

A Cia.

Criada em 1990 pelo premiado diretor Marcio Aurelio e pela primeira turma de formandos do curso de artes cênicas da UNICAMP, a Companhia Razões Inversas obteve o reconhecimento da qualidade de seu trabalho pela crítica, prêmios e do público que acompanha suas criações como as premiadas Agreste,Anatomia Frozen, Senhorita Else, A Bilha Quebrada, A Arte da Comédia, entre tantos espetáculos apresentados no Brasil e no exterior.

Em 2010, a Companhia Razões Inversas completou vinte anos de existência mantendo como principal característica uma metodologia de trabalho voltada para o constante processo de formação técnica e intelectual dos intérpretes e demais artistas, criando um ambiente de pesquisa e posicionamento ativo do ator, investigador das possibilidades de eficiência e qualidade da expressão cênica.

Mais de sessenta atores já passaram pela Cia, sendo que seu núcleo artístico atual é formado pelo diretor Marcio Aurelio e pelos atores Paulo Marcello e Joca Andreazza.

A apresentação é gratuita e os lugares limitados. Interessados devem reservar seu lugar com antecedência na recepção da Casa da Cultura. A classificação indicativa do espetáculo é de 12 anos.