Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos participam de concurso contra a violência sexual
11/05/2012 15h04

Alunos participam de concurso contra a violência sexual

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lençóis Paulista e as Diretorias de Educação e Cultura promovem na próxima semana, na Rede Municipal de Ensino, um concurso de ilustrações e frases contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A data -instituída pela Lei Federal nº 9970/2000 para estimular o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil- relembra o dia 18 de maio de 1973, quando na cidade de Vitória, no Espírito Santo, um crime cruel chocou todo o país. O caso ficou conhecido como “Crime Araceli”, em alusão à menina de nove anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta.

Os alunos do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental participarão do concurso com a elaboração de ilustrações, enquanto os do quinto ao nono elaborarão frases envolvendo o tema. No total, serão 14 escolas participantes e mais de 5.500 alunos.

Para dar embasamento à produção das frases e desenhos, os professores de cada escola antes trabalham o tema com os estudantes. “Assim vamos estimular a conscientização deles”, aponta a presidente do CMDCA, a advogada Telma Gutierres de Souza. “Isso é necessário, já que a violência sexual, na maioria das vezes, ocorre dentro da própria casa. É preciso conscientizar a criança de que certas atitudes do adulto são erradas, porque geralmente a violência sexual não nasce de um ato agressivo, mas sim de uma conquista, trabalhando com a carência da criança, para depois se concretizar e resultar num trauma que permanece para o resto da vida”.

Premiação

Cada sala de aula escolherá o melhor trabalho da classe, que deverá ser entregue até o dia 17 de maio (quinta-feira), na Diretoria de Educação. No dia 18 (sexta-feira), as melhores frases e ilustrações serão definidos por uma comissão de seleção formada por dois profissionais da Diretoria de Educação e três da Diretoria de Cultura.

Os estudantes que tiveram seus trabalhos eleitos como o melhor de cada escola serão premiados com livros. Essa seleção contemplará três categorias: alunos de primeiros e segundos anos; alunos de terceiros e quartos anos; e alunos dos quintos aos nonos anos.

Os responsáveis pelos melhores trabalhos da rede em cada categoria também terão seus trabalhos expostos na cidade por meio de outdoor.

* Na foto, integrantes da Diretoria de Educação e diretoras das escolas municipais durante reunião que definiu o programa do concurso