Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis recebe atletas do Time São Paulo Paralímpico
09/05/2012 22h02

Lençóis recebe atletas do Time São Paulo Paralímpico

Uma série de atividades estão programadas para a sexta-feira, 11, a partir das 10h, para marcar os 15 anos de fundação da Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp).

O evento, organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Lençóis Paulista e Adefilp, também vai recepcionar três integrantes do Time São Paulo Paralímpico, no Centro de Esporte e Lazer José Carlos de Oliveira (foto ao lado).

Criado a partir da assinatura de um convênio entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Time São Paulo Paralímpico busca controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados ao Estado de São Paulo, visando a participação nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016).

Estão confirmadas as presenças dos atletas André Brasil Esteves, Carlos Alonso Farrenberg e do técnico Renato Bartholo durante a cerimônia em comemoração aos 15 anos da Adefilp. Além da recepção aos atletas, a programação inclui demonstração das modalidades paralímpicas no conjunto aquático da Adefilp. Conheça um pouco mais sobre os atletas paralimpicos que visitaram Lençóis Paulista.

André Brasil Esteves

André tem 27 anos e teve poliomielite aos seis meses de idade. Como consequência sofreu uma pequena sequela na perna esquerda. A natação começou muito cedo em sua vida, com a finalidade de reabilitação. Aos nove anos, começou a participar de competições com outros atletas sem deficiência. Descobriu o esporte paralímpico ao assistir a Paralimpíadas de Atenas em 2004 e desde 2005 compete no desporto Paralímpico. O atleta compete pelas classes S10, SB9, SM 10 nas respectivas provas: 50m Livre, 100m Livre, 400m Livre, 100m Costas, 100m Borboleta, 100m Peito e 200m Medley. O atleta defende o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo.

Principais Resultados: 6 medalhas de ouro no Parapan do México 2011, 5 ouros (3 recordes mundiais) no Mundial da Holanda em 2010, 4 ouros nos Jogos Paralímpicos em Pequim/ 2008.

Carlos Alonso Farrenberg

O atleta de 32 anos nasceu com toxoplasmose congênita, doença que afetou parte de sua visão. Farrenberg começou a nadar com seis meses de idade e até os 15 competia com pessoas sem qualquer tipo de deficiência e somente aos 24 anos iniciou na natação paralímpica. Além de nadar, Farrenberg pratica mergulho, canoagem e surf. O atleta compete pelas classes S13, SB13, SM 13 e defende a Unisanta – Instituto Superior de Educação Santa Cecília de Santos.

Principais Resultados: 2 medalhas de ouro no Parapan do México 2011, medalhista de ouro no Mundial da Holanda (2010) e Mundial de Piscina Curta do Rio de Janeiro (2009)