Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Rock leva cidadania e otimismo para alunos da rede municipal
09/05/2012 19h52

Rock leva cidadania e otimismo para alunos da rede municipal

Com muito rock and roll e letras que falam de cidadania, otimismo, não às drogas, não à violência e sim à felicidade, a banda X-4, de São Paulo, fez na terça-feira, dia 8, dois shows na escola municipal Professora Idalina Canova de Barros, localizada no Jardim Nova Lençóis. O evento integra o projeto “X-4 nas Escolas”, patrocinado pela empresa Duratex, com os incentivos do Proac (Programa de Apoio Cultural) do Governo do Estado. Em Lençóis, a iniciativa ocorreu em parceria com as Diretorias de Cultura e Educação.

“Nossa música virou uma ferramenta para levar uma palavra amiga, mostrar que o adolescente pode sonhar, pode conquistar, pode vencer”, diz o vocalista Max Benetti, que divide o palco com outros três integrantes: Regis Benetti, Robson Café e Fernando Palau.

A banda tem 12 anos de existência e há quatro anos desenvolve o projeto cultural, período no qual já percorreu mais de 150 escolas da Capital e de todo o Estado. A mais nova turnê do grupo, que ganhou o nome de “Nova Alvorada”, também enfoca mensagens de otimismo e cidadania. A X-4, aliás, teve a primeira autorização do Governo Federal para gravar o Hino Nacional na versão rock and roll, a qual também foi conhecida pelos alunos da escola Idalina.

Motivação

Os estudantes não esconderam a empolgação durante os dois shows realizados na escola, nos períodos da manhã e da tarde. “Trabalhamos com o choque, com a surpresa”, explica o vocalista. “A criançada se entrega mesmo quando vê que há uma banda de rock na escola, com som alto, a tradição de roupas pretas, tatuagem, cabelo comprido, brincos. E, de repente, cantamos muitas coisas positivas, responsáveis, envolvendo todos esses alunos”.

A escola também aprovou a iniciativa de usar o rock -um ritmo com o qual os jovens se identificam- para abordar assuntos de grande relevância para a sociedade. “Os temas abordados pela banda também são trabalhados pelos professores na sala de aula”, explicou a coordenadora pedagógica Ozires Maria Cordeiro.