Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Tapete de histórias envolve crianças no fascinante mundo da leitura
21/03/2012 13h03

Tapete de histórias envolve crianças no fascinante mundo da leitura

Na EMEI “Áurea Damasceno Bernardes”, localizada no Jardim Ubirama em Lençóis Paulista, alunos e familiares são motivados ao gosto pelo fantástico mundo da leitura com uma ação que ganhou o nome de “Tapete de Histórias”.

A atividade inovadora foi pensada por professores e integrantes do Time de Metas (que contou com a participação de educadores, equipe de apoio e direção). A formação dessa equipe foi proposta em um dos encontros do Programa de Gestão Educacional (PGE), que está sendo implantado na Rede Municipal de Ensino.

O primeiro passo é selecionar entre as histórias contadas pela professora, a que chama mais a atenção das crianças. Na sequência, a equipe então organiza todo o material que será usado, como tecidos, tintas e pincéis. Depois é a vez de distribuir as tarefas e colocar “mãos à obra”.

Na montagem do tapete, as crianças têm a missão de recontar a história, com o uso dos materiais que têm ao seu redor. A turma da Etapa II da professora Rose Prandini escolheu a narrativa “Viviana: Rainha do Pijama”, de Steve Webes, para montar o seu tapete. Agora, cada aluno começará a levar para casa o livro que foi escolhido e o tapete trabalhado, para interagir com os familiares.

Segundo a coordenadora pedagógica da EMEI, Rosemary de Oliveira Capelari, a iniciativa estimula a interação social na escola e em casa com colegas e familiares. “A tarefa familiar vai consistir em dedicar alguns minutos para ler, ouvir ou recriar histórias através do tapete”, explica.

* Na foto, o tapete confecionado pela turma da Etapa II da professora Rose Prandini, que escolheu a narrativa “Viviana: Rainha do Pijama”, de Steve Webes. A montagem do tapete contou com a colaboração do Time de Metas