Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Aulas de alfabetização de adultos começam no próximo dia 20
15/03/2012 15h16

Aulas de alfabetização de adultos começam no próximo dia 20

O ano letivo de 2012 do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos “Aprender Não Tem Hora”, realizado pela Diretoria de Educação de Lençóis Paulista, começa no dia 20 de março, próxima terça-feira. O programa é destinado aos jovens e adultos que não aprenderam a ler e escrever durante a idade escolar. As aulas vão ocorrer de segunda a quinta, das 19 às 21h30.

Aproximadamente 100 alunos se inscreveram para participar das aulas, que serão ministradas em três polos definidos conforme a demanda: EMEIF Professora Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari), EMEF Professor Edwaldo Roque Bianchini (Cecap) e EMEF Professora Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju). Quem mora longe dessas localidades recebe da Diretoria de Educação o passe escolar para ir e voltar das aulas com o transporte público.

Quatro alfabetizadores populares vão atuar no programa neste ano e um coordenador de turmas de alfabetização, todos contratados após processo seletivo público.

Mais independência

Alunos que participaram em 2010 e 2011 do Programa “Aprender Não Tem Hora” relatam mais independência para realizar as atividades do dia a dia. Aos 73 anos, Mercedes Galego é um exemplo. “Já começo a ler sozinha os salmos da Bíblia”, conta.

Maria José Raphael, de 47 anos, é mais um caso de sucesso. Ela conta que chegou a frequentar a escola por um tempo, mas se inscreveu no programa porque quer, de fato, se alfabetizar. “Estou muito feliz porque já consigo ler e escrever as minhas receitas”, diz.

A aluna Josefa Luíza Felismino, de 62 anos, conta que agora já pode usar o transporte público sozinha, na maioria das vezes sem depender da ajuda de outros para ler a placa que indica a direção do ônibus. “Agora vou para onde precisar”, pontua.