Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Cultura realiza Semana do Teatro a partir da próxima segunda
15/03/2012 12h51

Diretoria de Cultura realiza Semana do Teatro a partir da próxima segunda

Produzida pela Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista, acontece na próxima semana, de 19 a 25 de março, a 17º Semana do Teatro.

A Semana do Teatro é realizada tradicionalmente há 17 anos no mês de março na Casa da Cultura “Profª Maria Bove Coneglian” e outros locais alternativos da cidade de Lençóis Paulista. Com a iniciativa da Cia. Teatral Atos & Cenas a mostra foi se fortalecendo com o passar dos anos e com o apoio incondicional da Diretoria de Cultura e Prefeitura Municipal, tornou-se parte permanente do calendário cultural da cidade.

O objetivo da Semana é mostrar ao público as mais variadas linguagens e estilos teatrais, além de oferecer aos estudantes e profissionais da área a oportunidade de conhecer diversas peças de estilos teatrais distintos, com pesquisa específica dos grupos participantes.

A cada edição, são convidados grupos da região, capital e outras localidades, para que o expectador da mostra tenha um panorama do que vêm sendo produzido teatralmente no estado de S. Paulo. Esse projeto tomou corpo graças a união de outros grupos parceiros e entidades.

Em 2012 a mostra conta com a expressiva participação do Projeto Ademar Guerra, que está completando 15 anos de existência, sempre transformando o fazer teatral em todas as nossas regiões. O Projeto Ademar Guerra é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Para Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto, a meta neste ano é qualificar os grupos não só com oficinas e orientações artísticas, mas principalmente colocá-los em contato com o público tendo como vetor o lema 'qualificando atores e formando público' para deste modo potencializar as ações do Projeto junto à população paulista.

O objetivo da Semana é promover o compartilhamento dos grupos, a fim de ampliar o diálogo entre os atores, suas referências e características particulares, do espaço físico ao repertório. Dessa forma, o Projeto Ademar Guerra propõe orientações que têm por objetivo ajudar os grupos a escolher caminhos no universo de uma obra em processo.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Atualmente o Projeto tem a Curadoria artística de Sergio Ferrara, renomado diretor teatral e a Coordenação Geral de Aldo Valentim, gestor público que já esteve a frente do projeto de 2003 a 2006.

Os espetáculos da Semana do Teatro tem entrada gratuita, sendo necessário o agendamento antecipado pelo telefone [14] 3263-6525, pois os lugares são limitados. Acompanhe aqui a programação completa da Semana:

Dia 19/03 - segunda-feira

Apolo Sir Gaia Chuvisco e Agora Madame Popô – Grupo Arte das Águas - Ibirá/ SP

O espetáculo narra a história de um menino, seu pai e seus problemas de relacionamento, mas tudo poderá mudar com a chegada de uma exuberante mulher. A peça se desenvolve de uma maneira poética, simples e sensível.

Classificação Livre

Casa de Cultura – 20h

Dia 20/03 - terça-feira

A Hora da Estrela – Báquicos Cia. De Teatro – Adamantina/ SP

Baseada na obra de Clarice Lispector, a parca existência de Macabea é narrada pela construção do escritor Rodrigo S.M., seu criador. Datilógrafa, a cândida moça conhece o sentimento quando encontra o operário Olímpico, mas logo o vê furtado pela colega de trabalho Glória, que a indica uma consulta à sua Cartomante. As revelações decorrentes despertam o misterioso destino da imaculada personagem e nos levam a íntimas indagações sobre a relevância do 'ser' para o mundo.

Classificação Livre

Casa de Cultura – 20h

Dia 21/03 - quarta-feira

Espetáculo convidado do Projeto Ademar Guerra - Cárcere – um solo de Vinicius Piedade – São Paulo/ SP

A peça retrata uma semana na vida de um pianista que no cárcere, privado da liberdade e de seu piano, será refém numa rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas por ele num diário que inicia em uma segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, em um domingo.

Classificação 16 anos

Casa de Cultura – 20h

Dia 22/03 - quinta-feira

Espetáculo Convidado do Projeto Ademar Guerra - Versos na Bagagem – Lucélia Machiavelli – São Paulo/SP

Versos na Bagagem é uma espécie de café na intimidade de Adélia Prado, uma viagem para dentro de nós, postos frente a frente com nossa própria experiência de vida. É um resgate da memória, das comadres que se visitavam, das pessoas tomando a fresca nas tardes de domingo, da mulher fortalecida no combate frontal com o marido infiel, reverenciada pelas outras mulheres que também crescem diante desta postura decidida. Acrescente-se a isto, a filha tomada de forte emoção, buscando o pai e a mãe, levados de seu convívio para outras perdidas terras; o vestido guardado no armário, forte vínculo de sua juventude e paixão e aí está Versos na Bagagem, poesia-teatro, janela aberta para o mundo, a grande aventura das palavras em direção ao doce encontro do tempo.

Classificação Livre

Casa de Cultura – 20h

Dia 23/03 - sexta-feira

Nós de Nós Mesmos – Os Mancomunados – Araçatuba/ SP

Numa atmosfera obscura surgem personagens que são devoradas, que devoram, que se mutilam, que morrem, que transitam entre realidade e fantasia, revelando pedaços de sua existência, fragmentados, cortados em finas fatias.

Classificação 16 anos

Casa de Cultura – 20h

Dia 24/03 – sábado

A Barca do Inferno – Grupo Athos – Batatais/ SP

Adaptação livre da obra O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, o espetáculo A barca do Inferno é formado por uma sequência de quadros humorísticos em que o Diabo e o Anjo, em saborosos diálogos, defrontam-se com as almas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um desses quadros, as personagens contextualizam grupos ou classes sociais.

Classificação Livre

Praça – 18h

Dia 25/03 – domingo

Lugar Incomum – Cia. Corpo Santo – Campinas/ SP

A peça é uma continuação da trilogia Lugares que mostra o indivíduo diante do espelho com seus erros, desejos, momentos insanos, destacando sua deformidade de forma simbólica e metafórica. Dividido em 11 quadros, o espetáculo transitará por esses lugares, propondo uma investigação e reflexão sobre os conflitos universo-pessoais, sobre a incoerência humana e sobre o esquecido; o deixado de lado: o Lugar Incomum.

Classificação Livre

Casa de Cultura – 20h

Serviço:

Todos os espetáculos serão realizados na Casa da Cultura

Endereço: Rua 7 de setembro, 934

Centro Lençóis Paulista SP

A Barca do Inferno – Grupo Athos- 24/03 – sábado

Praça Central

Endereço: Praça Comendador José Zillo

Concha Acústica- Lençóis Paulista SP

 

notícias relacionadas

Tags: diretoria, cultura, realiza, semana, teatro, partir, próxima, segunda.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo