Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: somando forças
05/03/2012 17h30

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: somando forças

Lençóis Paulista conta com o trabalho de um atuante órgão com os objetivos de formular políticas públicas relativas às mulheres e acompanhar a implantação delas, encaminhar denúncias e sugerir a adoção de medidas normativas que proíbam todo tipo de discriminação. É o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Desde o início de sua gestão, em 2009, o Conselho tem buscado a aproximação com setores da sociedade -civil e pública- para compreender questões relativas à condição da mulher lençoense. Durante a primeira gestão, percebeu-se a necessidade de sensibilizar para a condição da mulher na sociedade, a qual envolve uma história que data desde o início da humanidade, repleta de lutas por direitos iguais em relação aos homens.

Já no ano passado, o Conselho focou suas atividades na análise e no conhecimento de como o município está trabalhando para que os direitos das mulheres sejam garantidos. Foram discutidos casos específicos trazidos pelos membros e possibilidades de melhoria dos atendimentos.

“Neste ano, o Conselho concentrará suas atividades em trabalhos de conscientização sobre os direitos da mulher na cidade, com setores que atendam esse público, tais como Saúde, Conselho Tutelar, Delegacia, Assistência Social, Educação e associações diversas”, explica a presidente do órgão, a psicóloga da Diretoria Municipal de Educação Elisângela Schmoller Luciano.

Segundo ela, é fundamental a articulação entre os diversos setores para que se possa dar, efetivamente, condições para que as mulheres superem situações em que têm seu direito violado. “A violência doméstica, por exemplo, não é um problema exclusivo da saúde, da assistência social ou das delegacias. Mas é essencial que todos esses setores se reconheçam e se articulem”.

“Estão sendo trabalhadas junto à Prefeitura Municipal, a qual tem apoiado as ações do conselho desde o início de sua gestão, as melhorias a serem realizadas nas políticas públicas relativas à mulher”, aponta a presidente.

Denúncias

O Conselho também recebe denúncias de violação dos direitos da mulher por meio do e-mail conselhodamulher_lp@hotmail.com .

Atual Gestão do Conselho dos Direitos da Mulher

Elisângela Schmoller Luciano – Diretoria de Educação - Presidente

Sonia Maria Lazari – Diretoria de Saúde - Vice-presidente

Vera Lúcia Pasqualinoto - DAPS – Secretária