Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Abertas as inscrições para o programa de alfabetização de adultos
02/02/2012 17h39

Abertas as inscrições para o programa de alfabetização de adultos

Estão abertas as inscrições para o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos “Aprender Não Tem Hora”. As inscrições devem ser feitas na Diretoria Municipal de Educação (Rua Sete de Setembro, 711), das 8 às 17 horas, até o final do mês de fevereiro.

O programa é destinado aos jovens e adultos que não aprenderam a ler e escrever durante a idade escolar. As aulas estão previstas para começar no início do mês de março e vão ocorrer de segunda a quinta, das 19 às 21h30.

Três escolas funcionaram como polos no ano passado: Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari), Edwaldo Roque Bianchini (Cecap) e Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju). Os bairros estabelecidos como polos são definidos conforme a maior demanda de alunos e os interessados que moram longe deles recebem da Diretoria de Educação o “passe escolar” para se locomover com o transporte público.

O programa é diferente do EJA (Educação de Jovens e Adultos). "O EJA é destinado aos jovens que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio, mas que sabem ler e escrever. Já o 'Aprender Não Tem Hora' é para as pessoas que não sabem ler ou escrever", explica o diretor de Educação, Luiz Eduardo Conti.

Aproximadamente 100 alunos participaram em 2011 das aulas de alfabetização e hoje já comemoram suas conquistas. São situações corriqueiras para quem já é alfabetizado, mas que fazem toda a diferença na qualidade de vida de quem não é: “Tem alunos que contam que hoje já conseguem deixar um bilhete para o filho, que podem entender os salmos da Bíblica, que já conseguem ler sozinhos a placa de direção do transporte público”, aponta a coordenadora de projetos e convênios da Diretoria Municipal de Educação, Adriana Aparecida Silveira Honório.

Com o programa de alfabetização Aprender Não Tem Hora, os alunos também são encorajados a participar, depois, do programa de escolarização EJA e, assim, dar sequência aos estudos.