Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanha pelo fim das sacolas plásticas tem início no dia 25
20/01/2012 18h56

Campanha pelo fim das sacolas plásticas tem início no dia 25

Uma cerimônia realizada nessa semana na Câmara Municipal (foto ao lado), marcou o lançamento da campanha pelo fim da circulação das sacolas plásticas em Lençóis Paulista. A iniciativa é organizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), Governo de São Paulo e conta com o apoio da Acilpa e da Prefeitura.

O gestor ambiental Carlos Trinka, apresentou um balanço da campanha nos municípios que aderiram ao movimento. Em Lençóis Paulista, a partir do dia 25, os supermercados que assinaram o termo de cooperação vão disponibilizar sacolas produzidas a partir do amido de milho. “Este material é decomposto na natureza como o alimento e terá um custo de R$ 0,19 por unidade, explica o diretor de Agricultura e Meio Ambiente. Além desse material, os clientes podem comprar as sacolas retornáveis, que serão disponibilizadas pelos supermercados.

Após a apresentação do balanço e de uma reportagem produzida pelo Fantástico sobre o tema, representantes dos supermercados fizeram a entrega do termo de cooperação aos integrantes da mesa de honra do evento, composta pela prefeita Bel Lorenzetti, pelo diretor de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Sanzovo Neto, pelo diretor de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Benedito Luiz Martins, pelo presidente da Acilpa, José Antonio Silva, o Neno, e pelo vereador Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

Para Martins, a campanha organizada pela Apas, vem de encontro a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecida pelo Governo Federal em 2010. O documento determina aos municípios a elaboração do Plano Municipal de Resíduos. “Pelo plano, as cidades e os geradores de lixo devem apresentar propostas visando reduzir a quantidade de resíduos produzidos. Neste caso, as sacolas plásticas recolhidas diariamente somam um volume expressivo, ocupando muito espaço no aterro, aumentando o custo de operação”, completa Martins. De acordo com os dados da Apas, Lençóis Paulista descarta todo mês 3,7 milhões de sacolas plásticas.

 

notícias relacionadas

Tags: campanha, pelo, sacolas, plásticas, início.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo