Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da alfabetização de adultos visitam prefeita Bel Lorenzetti para contar suas conquistas
19/01/2012 17h29

Alunas que participaram em 2011 do Programa “Aprender Não Tem Hora” -com idades entre 47 e 73 anos- visitaram a prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti em seu gabinete, na tarde da quarta-feira (18) para falar de suas conquistas em contato com a leitura e a escrita. Com a frequência às aulas de alfabetização de adultos oferecidas pela Prefeitura de Lençóis Paulista, todas relatam mais independência para desempenhar as atividades do dia a dia.

Em comum, os alunos do programa têm a vontade de aprender, a grande dedicação e muitas histórias de sucesso. Ana Rissoto Goes, de 69 anos, no ano passado frequentou a escola pela primeira vez e quer continuar a estudar. “Gostei muito. Não perco nenhuma aula, estou aprendendo bastante e fiz muitos amigos”, diz.

Aos 73 anos, para a colega Mercedes Galego, não falta entusiasmo. “Já consigo fazer a minha listinha e não erro quase nada”, comemora ela, que também já começa a ler os salmos da Bíblia.

Maria José Raphael, de 47 anos, conta que chegou a frequentar a escola por um tempo, mas se inscreveu no programa porque quer, de fato, se alfabetizar. “Estou muito feliz porque já consigo ler e escrever as minhas receitas”, aponta. “É importante pra tudo! É uma delícia saber ler bem e escrever bonito”.

A aluna Josefa Luíza Felismino, de 62 anos, relata que agora já consegue usar o transporte público sozinha, na maioria das vezes sem depender da ajuda de outros para ler a placa que indica a direção do ônibus. “Agora vou pra onde precisar”, diz. “E ainda quero conseguir fazer uma faculdade!”, acrescenta, com grande empolgação.

A coordenadora do programa, Sílvia Maria de Oliveira Capucho Germano, informa que é grande o interesse dos alunos durante as aulas. “Eles não faltam e se esforçam muito na escola e em em casa. Assim vemos a cada dia o progresso que têm”.

Na ocasião, o grupo presenteou a prefeita Bel Lorenzetti com um vaso de flor e um calendário de 2012 ilustrado com a foto dos cerca de 90 alunos que participaram do programa no ano passado. Com o apoio das empresas FM Manutenções e Sistemas e GasHidro, cada aluno recebeu o mesmo calendário, com a foto de sua turma.

A prefeita Bel Lorenzetti agradeceu a visita dos alunos e os parabenizou pelo empenho. “Continuem sempre assim, com essa dedicação que leva a muitas conquistas”, disse. “A ideia é que esse trabalho não pare nunca”.

A Diretoria Municipal de Educação já anuncia que o programa vai continuar em 2012 e que em breve divulgará o processo seletivo para a contratação de professores e a abertura das inscrições para os alunos.