Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / CMFP inaugura Espaço Profissionalizante em Alfredo Guedes
06/06/2023 10h51

CMFP inaugura Espaço Profissionalizante em Alfredo Guedes

Espaço já recebe aulas de pintura

Na segunda-feira, 5, o prefeito Anderson Prado também entregou as obras do novo espaço profissionalizante em Alfredo Guedes, que já está recebendo cursos do Centro Municipal de Formação Profissional.

O Espaço Profissionalizante recebe o nome da antiga moradora do bairro, Thereza Argentino Donini. Diversos familiares da homenageada participaram da cerimônia de entrega, que também teve a presença do vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, Manezinho, do presidente da Câmara, vereador Nardeli da Silva, os diretores do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, do CMFP, Antonio Paulo Antunes, e os secretários de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, de Esportes e Recreação, Raphael Blanco, de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto e da Vila de Alfredo Guedes e Áreas Rurais, Gumercindo Ticianelli Júnior.

“É importante que a gente celebre Alfredo Guedes. Neste final de semana foi concluída a instalação da iluminação de LED e hoje estamos realizando quatro entregas no bairro. A primeira é este espaço profissionalizante, na presença do povo e dos familiares, que emprestam o nome desta grande mulher para ser eternizado nas dependências deste prédio. Estamos colocando Alfredo Guedes onde o distrito merece estar, que é integrado a Lençóis Paulista. É um bairro muito antigo, muito querido e cheio de histórias que merecem ser contadas e revividas. Isso é o que nós devemos fazer, levar a educação, a profissionalização, para transformar a vida das pessoas”, disse o prefeito Anderson Prado.

O secretário da Vila de Alfredo Guedes, Gumercindo Ticianelli Júnior, lembrou que embora o prédio tenha importância para história do bairro, estava abandonado e, no passado já havia sido ocupado por famílias que estavam sem moradia. “Queria agradecer a presença de todos e ao prefeito Prado, pela confiança no meu trabalho. Esse lugar, que já foi ocupado por famílias que não tinham moradias, e que foram contempladas com a casa própria através de um projeto da CDHU de desfavelamento, agora recebe a atenção que merece. Desde o início das minhas atividades era como secretário fui cobrado sobre a recuperação deste espaço, que conta a história de uma família, e a história do bairro”, explicou.

A gestão do Espaço Profissionalizante será de responsabilidade do Centro Municipal de Formação Profissional “Prefeito Ideval Paccola”. Por ser uma construção antiga, o CMFP executou ampla reforma e revitalização do espaço, incluindo obras na rede de esgotos com substituição das tubulações, concretagem da área nos fundos do espaço, reparos no telhado, calhas e cumeeiras, aplicação de reboco nas paredes laterais, fundos e frente com aplicação de impermeabilização das paredes, para evitar as infiltrações. “É um prazer receber todos, principalmente a família da homenageada. Foi um grande desafio inaugurar este espaço, um prédio bastante antigo, que passou por uma grande restauração. Paralelamente à reforma, fizemos uma pesquisa entre os moradores do bairro, para saber qual o curso e quais horários as aulas deveriam acontecer. É motivo para comemorar conseguimos trazer esses benefícios para o bairro”, completou o diretor do CMFP, Antonio Paulo Antunes.

O CMFP utiliza o espaço para oferecer o curso de Pintura em Tecido, definido após uma pesquisa realizada junto às moradoras do bairro. Em breve, o CMFP vai abrir as matrículas para o segundo semestre e deve ampliar a oferta de cursos de artesanato como: Arte Decorativa, Bordado, Crochê, Macramê, e Pintura em Madeira e objetos recicláveis. O local também deverá receber computadores com acesso à internet para atendimento à população.