Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / MEIO AMBIENTE: Junho será marcado por ações educativas
02/06/2023 08h42

MEIO AMBIENTE: Junho será marcado por ações educativas

Todos os aspectos da preservação ambiental são abordados nas ações educativas

Na próxima segunda-feira, 5, é comemorado o Dia do Meio Ambiente, além de outras datas relacionadas a preservação ambiental, como o Dia Nacional da Reciclagem e o Dia da Ecologia.

O Dia Mundial do Meio Ambiente também está no calendário do município, previsto pela Lei nº 3976/2009, e envolve ações que acontecem durante todo o mês. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, SAAE e algumas empresas apoiadoras, executa uma série de atividades, mobilizando principalmente crianças e jovens, com objetivo de propagar e desenvolver ações práticas de educação ambiental junto aos alunos das redes de ensino e comunidades.

A programação segue até o dia 30, com os roteiros do programa de educação ambiental, trabalhado com professores e alunos dos 4º anos, com visitas ao Parque do Paradão, SAAE e Nascente. Nessas visitas são abordados temas sobre a história e importância do Rio Lençóis, Biodiversidade e também sobre gestão de resíduos sólidos com enfoque no programa "Coleta Certa" dos contentores Verdes (recicláveis) e azuis (não recicláveis).

Durante o mês serão ministradas palestras de diversos temas, que apresentam informações de utilidade pública. Uma das palestras mais importantes se refere às medidas de prevenção de queimadas urbanas que serão apresentadas para agentes comunitários de saúde e algumas escolas localizadas em áreas com maior incidência de queimadas.

Estão programadas visitas ao Viveiro Municipal de Mudas e plantio de árvores durante o mês, aproveitando as atividades para abordar a temática da arborização urbana e também processos de reflorestamento para restauração de matas ciliares e proteção de nascentes, fazendo os alunos parte desse contexto.

Algumas turmas também visitarão a sede da Adefilp e Cooprelp para compreenderem o trabalho da triagem e preparação dos materiais recicláveis para venda e geração de renda, sendo esta uma finalidade ambiental que contribui para a diminuição na geração de lixo, bem como a questão social, para geração de emprego e renda. Na abordagem é explicado toda a cadeia produtiva desde a extração de recursos naturais, passando pelas etapas de produção, distribuição, consumo e destinação final dos resíduos - esta última que envolve a responsabilidade de todos os cidadãos.

As escolas municipais também apoiam ações importantes como o programa "Quando Acaba a Pilha", para destinação de pilhas e baterias, e também o "Coletar para Transformar" para destinação do óleo de cozinha usado, além de trabalhos pedagógicos com educação ambiental sobre diferentes temas e abordagens, de acordo com a faixa etária dos alunos.

As ações de educação ambiental são publicadas na página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista no Facebook. Também é possível acessar a cartilha de educação ambiental disponível no site oficial da Prefeitura (www.lencoispaulista.sp.gov.br) na aba "planos municipais".