Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / QUATRO NOVAS CRECHES E DUAS NOVAS ESCOLAS EM LENÇÓIS PAULISTA
29/05/2023 17h08

QUATRO NOVAS CRECHES E DUAS NOVAS ESCOLAS EM LENÇÓIS PAULISTA

Imagens das quatro creches em construção

Diante do aumento populacional do município nos últimos anos, causado tanto pela vinda de novos habitantes quanto pelo aumento da natalidade durante a pandemia, a Administração Pública de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou um cronograma de conclusões de obras para ampliação do número de vagas, para atender o público da Rede Municipal.

QUATRO NOVAS CRECHES

Desde o ano de 2008, quando a responsabilidade de atendimento das creches passou a ser das Secretarias Municipais de Educação, Lençóis Paulista, assim como grande parte dos municípios, sofre com uma procura por vagas muito superior às possibilidades de vagas que a municipalidade pode oferecer. Atualmente, a lista única para aguardar vagas encontra-se com 199 crianças cadastradas, seja para os Berçários ou Maternais. A lista já chegou a ultrapassar 400 crianças na espera em determinadas épocas de outros anos.

Para solucionar a questão, em 2022, o Prefeito Prado formalizou um Termo de Ajuste de Conduta, junto ao Ministério Público, comprometendo-se a apresentar um cronograma para ampliação de vagas oferecidas. Assim, já em agosto de 2022, a Secretaria de Educação contratou novas monitoras de creche e, com essa medida, ampliou em 80 vagas o atendimento na Rede Municipal. Além disso, o Secretário de Educação, Railson Rodrigues, iniciou, em 2022, os chamamentos públicos para preenchimento de vagas, dando mais agilidade e rapidez no atendimento às famílias que aguardam.

Diante da crescente procura por vagas, a Secretaria de Educação calculou que seriam necessárias, ao menos, quatro novas creches para atendimento da demanda, visando preservar ainda uma quantidade de vagas futuras, sem que novos alunos necessitem aguardar o surgimento de vagas para serem atendidos. Assim iniciaram-se as obras para que as unidades possam começar os atendimentos entre 2023 e 2024.

CRECHE DO JARDIM IBATÉ

A primeira das creches a ser entregue é a Creche do Jardim Ibaté, que já está em fase avançada de construção e resultou de uma contrapartida exigida pelo município a uma loteadora. No momento, a creche encontra-se em fase de cobertura, e tem sua previsão de entrega para o dia 31 de agosto, devendo ser equipada e ter seus novos servidores contratados para atendimento ainda em 2023, para o atendimento de aproximadamente 90 alunos.

CRECHE WALT DISNEY

A Escola Walt Disney, que fica na Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, passará a atender como creche a partir de 2024. Para isso, a unidade passa por grande ampliação, resultante de um projeto viabilizado ainda em 2022, e que possibilitará que a creche atenda um total de aproximadamente 90 alunos.

CRECHE DO JARDIM FLAMBOYANT

Trata-se da maior creche da Rede Municipal de Educação, com capacidade de atendimento de aproximadamente 150 crianças. Assim como a Creche do Jardim Ibaté, resultou de contrapartida exigida pelo município à loteadora. No momento, a creche encontra-se em obras, com muitas paredes já levantadas, e em plena execução. A previsão para entrega da obra é o dia 31 de outubro, posteriormente será equipada e terá os servidores contratados para atendimento entre o final do ano de 2023 e o início de 2024.

CRECHE DO JARDIM CAROLINA

Uma obra que deveria ter se iniciado anteriormente após compromisso do Ministério da Educação, que não foi cumprido. Por isso, o próprio município assumiu a responsabilidade para construção com recursos próprios, visto que os recursos federais não viriam. Atualmente a obra já foi licitada e a construção se inicia nos próximos dias. A previsão é de que a creche atenda, ao menos, 90 alunos.

DUAS NOVAS ESCOLAS

As novas escolas, que estão em fase final de construção ou adequação, atenderão tanto os públicos de Ensino Fundamental I (1º a 5º ano), quanto de Ensino Fundamental II (6º a 9º ano). Sendo uma no Jardim Santa Terezinha, que visa atender o Ensino Fundamental I, e a outra onde funcionava a Faculdade Orígenes Lessa – FACOL, para atender o público de Ensino Fundamental II.

PREVISÃO DE ZERAR FILA DE ESPERA PARA CRECHE

Sobre a previsão de zerar a fila em creche, o Prefeito Municipal, Anderson Prado aponta que “as creches atendem, principalmente, a parcela da população que mais necessita do amparo da Prefeitura, por isso, ser a gestão responsável por zerar essa demanda após tantos anos, demonstra uma grande preocupação tanto educacional quanto social, visto que cada creche representa não apenas uma Unidade Escolar, mas uma Unidade Escolar de Educação em Período Integral, que atende a criança e as famílias em suas mais diversas necessidades, demonstrando que a parcela da população que mais precisa segue sendo nossa prioridade”, conclui Prado.

Já o Secretário de Educação, Railson Rodrigues ressalta que com as seis novas Unidades Escolares o município poderá acompanhar o crescimento da cidade, “a Educação Municipal tem sido cada vez mais buscada pelas famílias lençoenses, sendo que a procura por creches cresceu com o retorno pós-pandemia. Em 2018, ampliamos as creches já existentes para atender a demanda por vagas, em 2022, aumentamos o número de monitoras de creche e iniciamos um planejamento para zerar a fila até meados de 2024. Junto com o Prado, traçamos essa estratégia que hoje está sendo executada a pleno vapor, para, em breve, não sofrermos mais com a espera pelas vagas, tanto as famílias quanto os profissionais da Educação”, finaliza Railson.