Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente reforça ações contra queimadas
24/05/2023 08h05

Meio Ambiente reforça ações contra queimadas

Queimadas urbanas trazem riscos ao Meio Ambiente e à Saúde

O outono e o inverno, estações marcadas em nossa região pela escassez de chuva, trazem o problema das queimadas. O período da estiagem, que geralmente se estende de abril a outubro, requer atenção de todos, sobretudo para as queimadas que ocorrem dentro ou nas proximidades da área urbana. Diante disso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) dá início ao ciclo anual de ações de educação ambiental junto às escolas e comunidade, com foco na prevenção de queimadas urbanas, conforme premissa da diretiva "Qualidade do Ar" do Programa Município Verde Azul.

As ações, realizadas a partir de junho, abrangem três modalidades específicas. A primeira é a realização de palestras com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A segunda modalidade envolve a educação ambiental formal, ou seja, com o público escolar, priorizando as escolas que estão inseridas em regiões de recorrência de focos de queimadas. Também estão previstas a instalação de placas para orientação da população em pontos específicos.

As queimadas urbanas são aquelas que ocorrem dentro ou nas proximidades das áreas residenciais e que afetam diretamente quintais ou terrenos, por exemplo, e causam efeitos negativos para o meio ambiente e qualidade do ar, bem como para a saúde da população.

Quem provoca incêndios está sujeito às penalidades da Lei Municipal nº2911/2001 e Decreto 314/2014 - Art. 8º, que trata sobre as queimadas urbanas e poluição atmosférica. Para qualquer ocorrência, basta acionar a fiscalização municipal pelo telefone (14) 99819.4934, com serviço de WhatsApp para envio de fotos e informações, ou então pelo 193 do Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil, para ocorrência de maiores proporções.