Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura e SESI formalizam acordo de cooperação técnica
16/05/2023 10h54

Prefeitura e SESI formalizam acordo de cooperação técnica

Prefeito Prado e o secretário de Educação, Railson Rodrigues, durante encontro para formalização do acordo de cooperação técnica

O prefeito Anderson Prado recebeu na terça-feira, 9, o diretor de Centro de Atividade da Regional Jader Serni, e a coordenadora de Relações com a Indústria e Comunidade, ambos do SESI São Paulo, para a formalização de acordo de cooperação técnica para aprimorar o ensino da matemática, fomentar o interesse dos estudantes pela disciplina e contribuir para o avanço da proficiência da matemática, junto aos estudantes da rede pública no estado de São Paulo. O secretário de Educação, Railson Rodrigues, também participou do encontro. Em Lençóis Paulista, o programa está acontecendo na EMEF Maria Zélia Camargo Prandini no Bairro Maestro Júlio Ferrari com 10 (dez) professores, envolvendo 181 alunos matriculados nos terceiros, quartos e quintos anos.

As ações formativas têm como foco o PC (Pensamento Computacional) e a Resolução de problemas, as quais ocorrem por meio de oficinas e projetos integradores alinhados a BNCC da Computação e a Lei nº 14.533 de 11/01/2023, que institui Política Nacional de Educação Digital. O pensamento computacional é uma forma de pensamento analítico que envolve o uso de conceitos e técnicas da ciência da computação para solucionar problemas em diferentes áreas do conhecimento. Envolvendo quatro habilidades principais: decomposição, abstração, algoritmos e pensamento crítico. “Dentro da sua definição, a iniciativa potencializa a atuação em matemática por diversos aspectos como, por exemplo, trazer significado, que se perde em alguns momentos na educação matemática do Brasil, desenvolvimento de raciocínio lógico e sistematização do conhecimento de forma organizada. Teremos outros ganhos, como desenvolvimento de habilidades emocionais e capacidade de resolução de problemas”, completa o secretário de Educação. O pensamento computacional pode ser aplicado em qualquer disciplina, pois trata-se do desenvolvimento de uma habilidade auxiliando no processo criativo e organizacional do estudante.

Proficiência em Língua Portuguesa

Para o próximo semestre, a Secretaria de Educação planeja a implantação do projeto “Palavra em Cena” que tem como objetivo aprimorar a proficiência dos estudantes do ensino fundamental I em Língua Portuguesa por meio de ações formativas planejadas, que serão desenvolvidas junto aos docentes e discentes. A proposta está pautada na linguagem das Artes Cênicas e dos jogos, como metodologias para o desenvolvimento de formações que auxiliem o docente no planejamento e desenvolvimento de aulas que geram um maior engajamento dos alunos no desenvolvimento dos seus saberes.