Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ações educativas marcam “Mês da Água”
27/03/2023 10h10

Ações educativas marcam “Mês da Água”

Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da água

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Em Lençóis Paulista, a data é fixada no calendário de datas comemorativas do Meio Ambiente, de acordo com a Lei Municipal nº 3976/2009, e é trabalhada de forma constante no planejamento e execução das ações do Programa Municipal de Educação Ambiental.

No âmbito formal, especialmente, os alunos dos 4º anos da rede municipal participam de um roteiro que aborda a temática da água no contexto da bacia do Rio Lençóis, principal rio da cidade. Entre as ações práticas está uma visita ao Parque do Paradão, onde as crianças conhecem a importância histórica do rio, desde sua principal nascente, principais afluentes e seu percurso até sua foz no Rio Tietê, bem como a importância das matas ciliares e do uso da água para abastecimento público. Na sequência, os alunos visitam a Estação de Tratamento de Água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), na qual compreendem as fases do tratamento, desde a captação até a distribuição, e ainda conhecem os reservatórios de poços artesianos (águas subterrâneas) que também contribuem para o abastecimento da população. O último ponto de visitação eé a nascente do Córrego da Prata, localizada na Área de Preservação Permanente (APP), mata ciliar urbana do Jardim Europa. Os temas trabalhados envolvem conteúdos que as crianças aprendem nas aulas de ciências e geografia. Essa programação com as crianças se inicia em março (mês da água) e se estende até o final de junho (mês do meio ambiente).