Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde alerta para aumento nos casos de dengue
24/03/2023 11h15

Saúde alerta para aumento nos casos de dengue

Nebulização é feita em locais onde há casos positivos

Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 34 casos positivos de dengue, sendo 32 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Neste ano foram mais de 250 notificações de suspeitas da doença. Deste total, 133 deram negativo e outros 120 exames aguardam resultado. O secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, reforça que a Pasta trabalha a prevenção da dengue durante todo o ano, mas o envolvimento da comunidade é fundamental para conter o avanço da doença. “Neste período do ano registramos um grande volume de chuvas que, aliado ao calor, favorece à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Nós pedimos que a população redobre o cuidado com os quintais, certificando-se que não existem locais com água parada. Sem transmissor não tem doença”, destaca.

Quando existem casos suspeitos é traçado um raio de 150 metros da residência de onde veio a notificação, e os agentes comunitários de saúde realizam ações de orientação à população que mora nessa área, sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

A coleta de sangue do paciente para testagem ocorre no sétimo dia do início dos sintomas, conforme protocolo técnico. Em caso de diagnóstico positivo, é feita a nebulização, conforme orientação do Ministério da Saúde, com objetivo de matar os mosquitos adultos e frear a transmissão.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

FAÇA UM CHECKLIST CONTRA O AEDES AEGYPTI EM SUA CASA

- Aparadores de água de filtro

- Área de descarte de sacos de lixo

- Bandejas de ar condicionado/geladeiras