Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Dia da Água tem plantio de ipês e oitis
22/03/2023 15h04

Dia da Água tem plantio de ipês e oitis

Iniciativa contribui para a arborização urbana e educação ambiental

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira 22, também teve plantio de árvores. Por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e a Unimed de Lençóis Paulista, foram plantados cinco ipês amarelos e quatro oitis para arborização do calçamento da escola estadual Vera Braga Franco Giacomini, na Cecap.

Participaram da iniciativa funcionários da Unimed, através do projeto "Plantar", alunos e gestão escolar da Escola Vera Braga, além de representantes da SAMA. Todos os participantes receberam informações e uma cartilha sobre educação ambiental.

O plantio contribui para a diretiva Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul, principalmente por envolver o plantio de espécies nativas do bioma Cerrado, como o Ipê-amarelo, também reconhecido pela Lei Municipal n° 5399/2020 como árvore símbolo de Lençóis Paulista. A arborização é essencial para a qualidade de vida e de saúde no ambiente urbano, pois oferece muitos benefícios, desde o sombreamento, paisagismo, oxigenação do ar, drenagem, favorece a biodiversidade, abafa ruídos e atenua a poluição, além de deixar a cidade mais bonita.

Também foi implantado o espaço árvore, ao invés do uso da manilha ou meia-lua, pois beneficia o desenvolvimento das árvores sem comprometer a estrutura do calçamento. A medida ideal é de 40% da largura e 80% no comprimento (em relação a largura da calçada).

Lençóis Paulista tem investido, ao longo dos últimos anos, na proposta dos pomares comunitários em áreas verdes. Hoje são mais de 20 pomares distribuídos pela cidade, porém é necessário intensificar a arborização de calçamento ou vias públicas. Todo loteamento já deve contemplar uma árvore por lote, bem como os cidadãos devem planejar o plantio de árvore em frente aos imóveis, favorecendo assim as metas de cobertura vegetal, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).