Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos desenvolvem hábitos de higiene e passam a cobrá Los
21/12/2011 17h49

Alunos desenvolvem hábitos de higiene e passam a cobrá-los

Com o projeto “Por Um Cantinho de Higiene Melhor”, os alunos das EMEIS “Walt Disney” e “Monteiro Lobato” desenvolvem hábitos de higiene, aprendem a valorizá-los e a cuidar do meio ambiente. Os pequeninos passaram até a “cobrar” essas atitudes, na escola e em casa.

O primeiro passo foi a apresentação às crianças de um vídeo animado, para esclarecer aos alunos sobre o uso adequado dos banheiros. O segundo foi a apresentação de fotos para que observassem as condições dos banheiros após o uso.

Então foram fixados nos ambientes quadros ilustrativos reforçando o uso adequado dos banheiros e, na sala de aula, as professoras passaram a trabalhar essas mesmas ilustrações. A iniciativa seguinte foi escolher dois alunos de cada classe, um menino e uma menina, para auxiliar diariamente no momento em que a classe toda faz a higienização das mãos antes do lanche.

A boa notícia é que ao final deste ano letivo os resultados já podem ser comemorados, segundo a equipe gestora da escola. “Com o auxílio dos ajudantes, as crianças acabam ensinando e “cobrando” essas atitudes corretas uma das outras e também transferiram esse comportamento para o ambiente familiar”, aponta a diretora Cyntia Ribeiro de Godoy Cordeiro.

“Já nos relatou a mãe de um aluno: 'meu filho cobra de todos em casa as atitudes ensinadas na escola, como não usar muitos papéis para enxugar as mãos e não esquecer a torneira aberta, entre outros”, conta a coordenadora pedagógica Elizandra Lúcia Gilioli Vidal.