Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Palestras propõe reflexões sobre a participação feminina no mercado de trabalho
16/03/2023 11h33

Palestras propõe reflexões sobre a participação feminina no mercado de trabalho

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) e o Escritório Regional do Sebrae, possibilitou a realização de duas palestras no dia 8 de março, para marcar o Dia Internacional da Mulher. No período da manhã, a analista de Negócios no Sebrae, Rafaela Dias Santos Brugnatti, abordou o tema “A mulher no mercado de trabalho”, propondo uma reflexão sobre os desafios e conquistas da participação feminina nesta área. Integrantes do Frente Solidária acompanharam a palestra realizada no auditório da Sedecon.

O Frente Solidária foi implantado em 2019, oferecendo ocupação e renda às pessoas, principalmente mulheres, em situação de vulnerabilidade social. As pessoas selecionadas prestam serviços à Prefeitura, junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio de serviços de varrição e limpeza das ruas nos bairros e centro da cidade e também recebem capacitação profissional por meio de cursos e palestras, para que tenham chance de reinserção no mercado de trabalho após finalizarem a participação no programa. Elas recebem uma bolsa que pode chegar a até um salário-mínimo.

As servidoras que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Econômico também receberam orientações e dicas sobre maquiagem. À noite, foi a vez das alunas do polo da Univesp de Lençóis Paulista e convidados, acompanharam a palestra “A Mulher e o Mundo do Trabalho” com a também analista de Negócios do Sebrae, Ana Carolina Gomes.

A Univesp mantém parcerias com USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza para desenvolvimento do conteúdo e coordenação de seus cursos de graduação. Trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância. A instalação da Univesp em Lençóis Paulista atendeu um pedido feito pelo prefeito Anderson Prado em 2017. Grande parte do curso é realizada em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.