Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Academia de Letras de Lençóis Paulista recebe novos membros
08/03/2023 14h42

Academia de Letras de Lençóis Paulista recebe novos membros

A ALELP tem como escopo principal o cultivo, a promoção, a preservação e a divulgação da língua portuguesa e da literatura brasileira

Uma cerimônia marcou na quarta-feira, 1º de março, a posse de seis escritores lençoenses na Academia de Letras de Lençóis Paulista (Alelp). O secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha, representando o prefeito Anderson Prado, participou da cerimônia realizada no Espaço Cultural Cidade do Livro. Com os novos integrantes, a ALELP passa a contar com dezenove membros.

Criada no dia 27 de julho de 2022, por meio de assembleia geral, a ALELP tem como escopo principal o cultivo, a promoção, a preservação e a divulgação da língua portuguesa e da literatura brasileira. O Estatuto Social, aprovado durante a Assembleia, estabelece que a Academia servirá como centro de estudos e de convivência de seus membros, por meio da realização de reuniões periódicas, atuando também para promover pesquisas sobre os fatos linguísticos, a evolução histórica das tendências literárias, difundir nos meios de comunicação as obras literárias de seus membros, de escritores que enriqueceram as letras, e de novos autores que demonstrarem potencial literário.

Em sua fala, Marcelo Maganha destacou o trabalho e a parceria com a ALELP para o desenvolvimento de ações e projetos voltados para o fomento da leitura em Lençóis Paulista. “José Avelino Placca, presidente da Alelp, em seu nome, quero cumprimentar todos os membros dessa academia que era um sonho e hoje é uma realidade. Lençóis Paulista é referência em todas as áreas e na área literária não é novidade também, pois é uma das cidades que mais investe em literatura, abrindo várias vertentes como o Festival Integrado de Literatura, que em quatorze anos como Festival do Livro e agora Festival Integrado se transformou em referência no país”, pontuou durante a cerimônia.

O secretário lembrou dos vários investimentos realizados na área cultural e as obras que estão sendo executadas na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa (BMOL), dotando o espaço com dispositivos para acessibilidade.

“Quero aproveitar esta oportunidade para falar também sobre a Sala dos Escritores. Com o apoio da escritora Renata Paccola, estamos instalando no Espaço Cultural em breve, a Sala dos Escritores, uma iniciativa da Secretaria de Cultura. Neste espaço teremos o nome de trinta e um escritores de nossa cidade, e que são referência no país. A Sala dos Escritores também vai receber um espaço onde teremos os nomes de cada integrante da Alelp, mostrando a importância que a Administração Pública Municipal dá ao trabalho literário em Lençóis Paulista. Destaco ainda as ações e projetos para o fomento da literatura como o Escrita Criativa desenvolvido pela escritora Amanda Madoglio para fomentar a escrita e a literatura junto aos jovens e crianças”, concluiu.

Tomaram posse na cerimônia de quarta-feira, os escritores Sérgio Santos, Mônica de Abreu, Conceição Carlis Arruda, Marcos Norabele, Milton Moretto e Luciana Médola, que vão ocupar as cadeiras 5, 6, 10, 17, 18 e 19, que têm como patronos Zanderlite Duclerc Verçosa, Vicente Themudo Lessa, Orígenes Lessa, Nelson Bróllo, Aleticie Moretto Bottan e Jácomo Nicolau Paccola.