Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / NOTA DE PESAR
08/03/2023 14h20

NOTA DE PESAR

Com pesar, a Prefeitura de Lençóis Paulista, registra o falecimento do professor e locutor Edevar Moretto, o Pavãozinho, na segunda-feira, 7, aos 80 anos, em Lençóis Paulista. Filho de Henrique Moretto e Egidia Roza de Oliveira, Edevar Moretto nasceu no dia 06 de maio de 1942. De sua união com Eunice Argentino Moretto, nasceram os filhos Gilmar e Gilberto.

Apaixonado por Deus, pela família, pelos números e pela vida. O apelido surgiu quando o locutor bauruense Jota Júnior, em um programa ao vivo, o comparou à ave e passou a chamá-lo de Pavãozinho, quando ele já atuava na Rádio RM87. Sua voz grave e inconfundível, possibilitou ao radialista um estilo único nas apresentações dos programas de rádio.

Lençoense de direito e de coração, passou a infância no sítio, em contato com árvores e animais. No momento da escolha da profissão, optou por ser professor. É graduado em Física, com habilitação em Matemática e em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Quando retornou para Lençóis Paulista, lecionou na Escola Estadual Virgílio Capoani.

Participou de vários projetos da Igreja católica, integrando ao longo de sua vida, diversas pastorais na Paróquia São José (Vila Ubirama). Ministrou cursos de formação para ministros extraordinários da comunidade eucarística e da Diocese de Botucatu. Um dos filhos, Gilberto foi ordenado padre e atua na igreja de Ipaussu.

A carreira de radialista teve início em meados dos anos 90. Pavãozinho foi convidado para apresentar dois programas na rádio Difusora: o "Mensagem da Manhã” e o “Gente de Progresso, Trabalho, Ação e Fé”. O Mensagem da Manhã apresentava frases de otimismo escritas pelo próprio radialista, que tinha a natureza como inspiração.

Quando recebeu convite para trabalhar na RM, sua voz marcante já era conhecida. Durante nove anos, apresentou o programa Café com Viola e Alegria, programa que também apresentava mensagens de otimismo e o Estrada do Interior. Em virtude de problemas de saúde, se afastou dos programas de rádio em junho de 2010. Pai amoroso, amigo, estava sempre de bom humor, buscando levar mensagens de otimismo aos amigos. “Que alegriaaa” era seu jargão que ficou conhecido, durante os programas de rádio que apresentou.

Com tantas histórias, foi entrevistado em 2012 pela Revista O Comércio, que destacou sua trajetória como professor, radialista e um “apaixonado pela vida”.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do professor e radialista Edevar Moretto, nosso querido Pavãozinho. Ele foi um ícone da comunicação em Lençóis Paulista. Esbanjava alegria, simpatia, inteligência, afeto e amor. Pessoa simples, de coração imenso. Enquanto prefeito e em nome do povo de Lençóis Paulista registro meus sentimentos à família. Que Deus proteja, abençoe e conforte aos familiares e aos amigos. Sempre”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O sepultamento foi realizado nesta quarta-feira, 8, no Cemitério Paraíso da Colina.