Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Propriedades rurais e unidades produtoras podem ser cadastradas no CEP Rural
07/03/2023 09h23

Propriedades rurais e unidades produtoras podem ser cadastradas no CEP Rural

A Prefeitura de Lençóis Paulista está ampliando o programa CEP Rural, que inclui o cadastramento por georreferência de sítios, fazendas, chácaras e de unidades produtoras. O objetivo do programa é facilitar o acesso de serviços de urgência e emergência a esses locais.

O programa CEP Rural existe desde 2019 e já acumula um banco de dados com endereços georreferenciados de aproximadamente 650 propriedades. A estimativa é que mais de 1.200 propriedades possam fazer parte desse cadastro.

Essas propriedades estão mais isoladas da zona urbana e, muitas vezes, ficam distantes uma das outras. O georreferenciamento permite que serviços como SAMU, Corpo de Bombeiros e Resgate Integrado possam chegar com mais facilidade e rapidez até essas propriedades, usando rotas traçadas pelo Waze, aplicativo popular de navegação.

O cadastro de uma propriedade no CEP rural pode ser feito por smartphone ou presencialmente. Pelo celular, o aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e pode ser baixado através da PlayStore. Basta entrar na loja de aplicativos, pesquisar por 'CEP Rural' e instalar. Depois, basta clicar no ícone 'Cadastrar Nova Propriedade” e seguir as orientações que vão aparecer na tela. Vale lembrar que na hora de coletar a informação de GPS o proprietário deve se posicionar no local onde pretende instalar a placa.

O cadastro também pode ser feito de forma presencial no Centro de Atendimento ao Cidadão. O endereço é Rua Coronel Joaquim Gabriel, 11 (no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDECON). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. É necessário levar o Cartão Cidadão, RG ou CNH e um documento que comprove ser dono da propriedade (escritura, contrato de compra e venda ou documento registrado em cartório). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone (14) 3263-2300 - ramal 06 ou pelo whatsapp (14) 3264-2650.

Depois de feito o cadastro e os dados validados pela Prefeitura, o proprietário rural vai receber uma placa e um ímã de geladeira com o “Código” de sua propriedade no sistema. É esse código que deverá ser passado ao SAMU, Bombeiros, Resgate Integrado ou Polícia Militar em caso de necessidade.

FAÇA O CADASTRO DA SUA PROPRIEDADE NO CEP RURAL!

Se você tem uma propriedade rural com a finalidade de moradia, lazer, área arrendada ou como unidade produtora, pode fazer o cadastramento por georreferência dessa propriedade.

O objetivo é facilitar o acesso de serviços de urgência e emergência a esses locais

COMO FAZER O CADASTRO?

Pelo Smartphone:

O cadastro pode ser feito pelo app CEP Rural (disponível para celulares com sistema operacional Android).

Depois de instalar o app, clicar no ícone 'Cadastrar Nova Propriedade' e seguir as orientações que vão aparecer na tela.

Na hora de coletar a informação de GPS, o proprietário rural tem que ir até o local onde será instalada a placa de identificação

Presencialmente:

O cadastro também pode ser feito presencialmente no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), levando um Cartão Cidadão, RG ou CNH e um documento que comprove ser o dono da propriedade (Contrato de compra e venda, escritura, etc).

O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

O endereço é Rua Coronel Joaquim Gabriel, 11 (no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico). Mais informações pelo telefone 3263-2300 (ramal 6) ou pelo Whats App 3264-2650.