Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca apresentação e formatura dos integrantes da Guarda Civil Municipal
03/03/2023 16h49

GCM começa a atuar a partir de segunda-feira, 6

Uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, 3, marcou a apresentação, formatura e nomeação dos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Lençóis Paulista. O evento ocorreu no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.

O evento começou com a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros. A Mesa de Honra do cerimonial, além do prefeito Anderson Prado, teve o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o secretário de Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto Fantini, o presidente da Câmara, Nardeli da Silva, Natasha Gabriela Avezedo Motta, juíza da Comarca de Lençóis Paulista, do Tenente Coronel Paulo César Valentin, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, do delegado Luiz Cláudio Massa, do Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da Bracell, Manoel Browne, e do inspetor Emanuel Barcaça, como paraninfo da turma de formandos, e do prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.

Também marcaram presença os vereadores Irani Gorgonio, Mirna Justo, Andréia Martinelli Zaratini, Papa Góis, Rômulo Paulon Pegolo, Valdivino Miguel, Luizinho do Açougue, Glauco Temer Feres e Jucimário Cerqueira dos Santos (Bibaia), secretários municipais, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, e do diretor do Centro Municipal de Formação Profissional, Antonio Paulo Antunes, além de representantes da sociedade civil, amigos e familiares dos formandos.

A Guarda Civil Municipal entra em operação a partir da próxima segunda-feira, 6 de março, com 20 integrantes inicialmente. Os guardas civis municipais vão atuar no patrulhamento preventivo, atendimento de pequenas ocorrências, e como apoio à Polícia Militar. Após a seleção em concurso público, eles passaram por uma intensa formação prática e teórica, supervisionada pela Secretaria Nacional de Segurança.

Em seu discurso, o prefeito Anderson Prado agradeceu a presença de todos os envolvidos no processo, especialmente à Bracell, que fez investimentos para a compra de mobiliário e equipamentos tecnológicos para videomonitoramento. Agradeceu também o apoio da Câmara e dos secretários municipais e já anunciou o planejamento para ampliação da guarda de 20 para 40 integrantes, e o destacamento de uma força feminina que constituirá a “Patrulha Maria da Penha”, frente de trabalho da GCM que será voltado ao atendimento de casos de violência doméstica.

“As coisas acontecem no tempo de Deus e no momento certo. Falo isso para que entendamos a importância de trabalhar olhando para frente e sempre pensando em quem mais necessita. Começamos a desenvolver a GCM ainda durante a minha primeira gestão e foram muitos os envolvidos. Temos de agradecer à Bracell, pelos investimentos. À administração municipal de Botucatu, especialmente ao ex-prefeito João Cury ao atual prefeito Mário Pardini, e à GCM de Botucatu, que ofereceu o curso gratuitamente a Lençóis Paulista. Com o apoio da Câmara e dos secretários vamos muito mais longe. Agradeço aos amigos e familiares da GCM pelo suporte. Agradeço a cada um de vocês a presença que marca história, a presença que dialoga com o futuro, a presença que agradece e também comemora. Muito obrigado a todos aqueles que acreditaram no sonho, e um obrigado ainda mais intenso e profundo àqueles que trabalharam para que o sonho fosse alcançado. Um beijo no coração de todos. Que Deus proteja e abençoe. Sempre”, discursou o prefeito Anderson Prado.

Além da GCM, a Administração Municipal tem investido na Segurança Pública ampliando a rede de monitoramento por câmeras – que atualmente conta com 74 equipamentos, mas que deve chegar a 110 – e de projetos como o 100% LED, que representou a troca de toda iluminação pública por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e mais eficazes.

“Chegou o tão esperado dia. Eu penso no que iria dizer sobre a implantação da GCM desde que fui nomeado secretário de Segurança Pública. Nossa equipe teve persistência e resiliência durante esse processo, para finalmente entregar à população esse presente: uma Guarda Civil Municipal com estrutura, com Estatuto próprio, com plano de carreira para os servidores, com uma sede estruturada. A GCM vem para completar e atuar em parceria com os demais órgãos de Segurança Pública. Tenham alegria, entusiasmo e orgulho em fazer parte da GCM. Recebam os nossos parabéns”, resumiu o Coronel Carlos Alberto Fantini.

O presidente da Câmara, Nardeli da Silva, também parabenizou os guardas civis recém-formados. “Vocês passaram em um dos concursos mais difíceis. Sintam-se honrados. Queria enaltecer também a família de vocês, que ajudaram a realizar esse sonho. Tenho o privilégio de estar a frente da Presidência da Câmara e construir junto essa história”, completou Nardeli.