Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura envia à Câmara ampliação da Frente Solidária
24/02/2023 14h00

Prefeitura envia à Câmara ampliação da Frente Solidária

Curso de formação profissional é critério para participar do programa

O projeto Frente Solidária terá ampliado o número de vagas oferecidas, de 50 para 75 vagas em 2023, e para 100 vagas, em 2024. A regulamentação foi enviada pelo prefeito Anderson Prado à Câmara de Vereadores e foi aprovado em primeira votação, na sessão realizada na quarta-feira, 22.

O Frente Solidária foi implantado em 2019, oferecendo ocupação e renda às pessoas, principalmente mulheres, em situação de vulnerabilidade social. As pessoas selecionadas prestam serviços à Prefeitura, junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio de serviços de varrição e limpeza das ruas nos bairros e centro da cidade e também recebem capacitação profissional por meio de cursos e palestras, para que tenham chance de reinserção no mercado de trabalho após finalizarem a participação no programa. Elas recebem uma bolsa que pode chegar a até um salário-mínimo.

“A ampliação do programa proporciona mais oportunidades de qualificação profissional, ocupação e renda para os cidadãos lençoenses que estão enfrentando o desemprego, contribuindo para o sustento de famílias. A maioria das pessoas que ingressam no programa é de mulheres, chefes de família. A qualificação profissional, que é parte fundamental do projeto, é mais uma ferramenta para o reingresso dessas pessoas ao mercado”, destacou o prefeito Anderson Prado.

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também conta com a participação das Secretarias de Assistência Social, Recursos Humanos, Agricultura e Meio Ambiente e do Centro Municipal de Formação Profissional.

Para se inscrever é necessário ter no 18 anos de idade, estar desempregado há um ano ou mais, não ser aposentado, pensionista, beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer programa assistencial equivalente, residir em Lençóis Paulista há no mínimo dois anos, possuir documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. O programa não admitirá mais que um beneficiário por família. Para se inscrever, além de atender aos requisitos, é necessário que seja emitido Laudo e Declaração pela Secretaria de Assistência Social Municipal, portanto, o interessado deverá procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.