Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comissão Municipal de Educação Ambiental apresenta planejamento para 2023
24/02/2023 13h54

Comissão Municipal de Educação Ambiental apresenta planejamento para 2023

Comissão se reuniu na quinta-feira, 23

A Comissão Municipal de Educação Ambiental se reuniu para apresentação do planejamento de ações para o ano de 2023. O encontro aconteceu na quinta-feira, 23, no Espaço Cultural "Cidade do Livro". Também foram apresentados registros fotográficos e relatos das ações ocorridas em 2022, envolvendo a educação ambiental formal (redes de ensino) e não formal (comunidades). Ao todo, cerca de 1980 alunos participaram diretamente das ações, além de outros públicos específicos.

A reunião foi conduzida pelo interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), com membros representantes das secretarias municipais e também da sociedade civil, ou seja, com formação paritária, conforme definido pelo Decreto Municipal nº 508/2022.

Aos membros presentes, foi ressaltada a importância da parceria da SAMA com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e com a Secretaria Municipal de Educação, principalmente porque a grande demanda envolve os públicos alvos das ações, sendo os alunos da Etapa II (ensino infantil) e 4º e 7º anos (fundamental I e II, respectivamente). Esses alunos participam dos programas de educação ambiental definidos pela Lei Municipal nº4989/2017 com diversas temáticas, desde a gestão adequada dos resíduos (lixo), saneamento básico, proteção de nascentes, conservação do solo, prevenção de queimadas urbanas, arborização urbana, biodiversidade, sustentabilidade, entre outros.

O cronograma de ações ainda será apresentado em reunião com as coordenadoras das escolas municipais. O início está previsto para 7 de março e as ações devem se estender até novembro, atendendo também algumas das demandas que surgirem paralelamente a este cronograma com escolas e comunidades, realizadas de forma contínua a cada ano e de acordo com o calendário de datas comemorativas do meio ambiente, fixadas pela Lei Municipal nº3983/2009.