Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município implanta Programa de Trânsito Faixa Viva
08/02/2023 14h33

Município implanta Programa de Trânsito Faixa Viva

Trecho da Avenida Lázaro Brígido Dutra recebe nova pintura

A Prefeitura de Lençóis Paulista iniciou no final de semana, a pintura das chamadas Faixas Vivas, iniciativa que busca conscientizar motoristas e motociclistas quanto à preferência do pedestre numa faixa de travessia, onde não há semáforos. Nestes locais, a empresa contratada pela Prefeitura está aplicando uma nova pintura nas cores vermelho e branco, nas faixas elevadas, utilizadas para a travessia de pedestres. Ao se aproximar da faixa viva, o pedestre deve esticar o braço indicando aos motoristas a intenção de atravessar. Os motoristas devem parar antes da faixa e aguardar o pedestre atravessar toda a faixa.

Trechos da Avenida Lázaro Brígido Dutra e as ruas Jalisco e 28 de Abril, receberam a nova pintura no final de semana. O Programa de Trânsito Faixa Viva atende uma indicação feita pelo vereador Valdivino Miguel Barbosa. Nesta primeira etapa do projeto, serão pintadas mais dez faixas com as novas cores. Algumas faixas serão pintadas nos locais com grande fluxo de pedestres e veículos, como as escolas. O programa de educação no trânsito já é desenvolvido com sucesso em cidades como Santos, Sorocaba, Indaiatuba entre outras.

A pintura nas cores vermelho e branco, busca chamar atenção para que, no momento da travessia de pedestres, motoristas e motociclistas respeitem a preferência em uma faixa de travessia, conforme preceitua o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 214 tipifica como infração gravíssima e sujeita a multa, quem deixa de dar preferência de passagem a pedestre que se encontra na faixa a ele destinada; que não tenha concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para os veículos, incluindo as pessoas com deficiência física, crianças, idosos ou gestantes.

“Vale lembrar que independente das cores nas faixas de travessia, os motoristas devem redobrar a atenção em todos momentos durante a condução dos veículos, adotando os preceitos estabelecidos pela legislação de trânsito”, lembrou o coronel da Reserva e secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Paffetti Fantini.

“Vamos intensificar o trabalho visando a educação no trânsito com este projeto, haja vista que temos observado nos últimos anos, o aumento expressivo de veículos trafegando em Lençóis Paulista. A pintura de faixas vivas é uma das ações para mudarmos o comportamento dos condutores, reforçando a importância da adoção de medidas para uma direção segura, estabelecendo uma relação harmônica entre condutores e pedestres, à luz do Código de Trânsito Brasileiro que estabelece como sendo gravíssima e sujeito a multa, quem não dar preferência de passagem a pedestres” explicou o prefeito Anderson Prado.

VEJA COMO UTILIZAR A FAIXA VIVA

1. Ao se aproximar da faixa, pedestres ou ciclistas devem esticar o braço indicando a intenção de atravessar2. Diante do gesto, os motoristas devem parar e esperar o pedestre ou ciclista atravessar toda a faixa, para evitar que outros veículos avancem também;3. Concluída a travessia, o motorista pode seguir seu caminho normalmente;

LOCALIZAÇÃO ATUAL DA FAIXAS VIVAS*

- Avenida Lázaro Brígido Dutra - próximo ao Parque do Povo- Geraldo Pereira de Barros- 28 de abril esquina com a 13 de maio- Rua Jalisco

*Outros locais estão em estudos pelo setor de trânsito