Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa 100% LED entra na etapa final de instalação das novas lâmpadas
03/02/2023 15h54

Programa 100% LED entra na etapa final de instalação das novas lâmpadas

O Programa 100% LED possibilitou a troca de mais de 10 mil pontos por lâmpadas de tecnologia LED

A Prefeitura de Lençóis Paulista está concluindo a implantação do projeto 100% LED. Na zona urbana, os novos equipamentos já foram instalados na maior parte dos bairros, com aproximadamente 9.700 pontos de iluminação. A frente de trabalho deve se concentrar nos bairros Chácaras São Judas Tadeu, Virgílio Rocha, Corvo Branco, Distrito de Alfredo Guedes e Distrito Industrial, e deve ser concluída nos próximos dias.

As fotos aéreas que ilustram o texto foram tiradas durante a implantação do programa e mostram a diferença de iluminação em ruas que já tinham recebido a iluminação de LED e as vias onde ainda seriam implantadas.

O Programa 100% LED possibilitou a troca de mais de 10 mil pontos (lâmpadas de sódio, mercúrio e metálico) por lâmpadas de tecnologia LED, com investimentos da ordem de R$7 milhões.

“Fico muito feliz em dar esse importante passo para modernização da nossa infraestrutura urbana. A iluminação pública de qualidade também é sinônimo de segurança, e essa era uma necessidade e uma demanda principalmente da população dos bairros. Conforme a troca das lâmpadas foi sendo realizada, nós começamos a receber um retorno muito positivo da população. Esse projeto transformou Lençóis Paulista”, comentou o prefeito Anderson Prado.

“O Programa 100% LED contempla a melhoria da infraestrutura urbana, a segurança para a população, e também a economia e a sustentabilidade para o município, porque se trata de uma tecnologia muito mais eficaz e econômica”, completa o secretário de Planejamento, Anderson Silva Buratto.

As lâmpadas e luminárias de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, tais como as lâmpadas fluorescentes, que podem conter mercúrio e outros metais pesados. Além disso, a eficácia na iluminação é cerca de 53% superior às lâmpadas fluorescentes, e a economia de energia em relação às lâmpadas fluorescentes é de 45%. A vida útil das luminárias de LED também é 60% maior que as fluorescentes, além dos equipamentos terem garantia de 5 anos.

Na Vila Cruzeiro o conforto e segurança trazidos com o novo sistema de iluminação foi elogiado por moradores do bairro. “Eu moro aqui há 45 anos e pelo que vi, ficou muito bom”, disse Francisco José. “Eu moro aqui há 43 anos. Melhorou 100%. Mais economia e mais luminosidade. A rua ficou clarinha. Eu tenho câmera de vigilância e deu para notar a diferença”, completou João Carlos de Mello, que reside e tem um comércio no bairro.