Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Legião Mirim volta a operar Zona Azul
03/02/2023 13h57

Legião Mirim volta a operar Zona Azul

Legião Mirim será responsável pelo estacionamento rotativo na região central

A Legião Mirim será a responsável por operar a Zona Azul, como é chamado o sistema de cobrança para estacionamento rotativo nas ruas centrais de Lençóis Paulista. A entidade foi a vencedora do processo de chamamento público e ficará responsável pelo serviço pelos próximos cinco anos.

“Nós interrompemos o serviço de estacionamento rotativo durante o período de pandemia como forma de proteção aos adolescentes que atuavam na venda dos cartões. Após diálogo com a Acilpa, que nos trouxe uma demanda dos comerciantes de retomada do estacionamento rotativo, nós adequamos a legislação e vamos retomar o serviço, com modernização do sistema, autossuficiência financeira e viés social para empregar jovens aprendizes da Legião Mirim”, explicou o prefeito Anderson Prado.

“A retomada da Zona Azul, interrompida no período da pandemia, foi um pedido dos comerciantes da região central cidade, devido a uma relação de seus clientes que encontram dificuldades para estacionar para fazerem suas compras. Mesmo com a antiga rodoviária, servindo como estacionamento grátis, e as mudanças no trânsito da Rua Geraldo Pereira de Barros e na Avenida Vinte e Cinco de Janeiro, que criaram mais vagas para estacionamento, ainda faltam espaços para os veículos no centro da cidade. O estacionamento rotativo vai contribuir para amenizar essa situação”, avaliou o presidente da Acilpa, Toni Anderson Diegoli.

“É uma grande conquista para Legião Mirim de Lençóis Paulista assumir o estacionamento rotativo de nossa cidade. Isso proporciona a geração de novos empregos e a oportunidade para o primeiro emprego para jovens de 18 a 24 anos. Vamos voltar com uma Zona Azul totalmente digital, trazendo vários benefícios para os usuários do rotativo”, comentou o presidente da Legião Mirim, Fernando Capucho Germano.

O estacionamento na Zona Azul deverá ser pago nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o horário de cobrança passa a ser das 8h às 17h. O valor da tarifa foi corrigido para R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) a hora. A cada 01 (uma) hora adquirida pelo usuário, será concedido um bônus de isenção de 30 (trinta) minutos. O tempo máximo permitido de estacionamento contínuo, na mesma vaga, será de 4 (quatro) horas, desde que devidamente quitada a tarifa correspondente.

A fiscalização do cumprimento desta Lei caberá à Secretaria de Segurança Pública do município de Lençóis Paulista, à Polícia Militar do Estado de São Paulo ou outro órgão competente devidamente constituído.

A atualização da legislação que regulamenta a Zona Azul foi aprovada pela Câmara no final do ano passado e regulamentada pelo prefeito Anderson Prado através do decreto Executivo 876, de 6 de dezembro de 2022. A cobrança deve ser iniciada até 30 dias após a assinatura do Acordo de Cooperação, realizado nesta sexta-feira, 3 de fevereiro.