Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Polo da Univesp forma primeiras turmas de engenharia
03/02/2023 11h40

Polo da Univesp forma primeiras turmas de engenharia

Formandos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção após a cerimônia de colação de grau

Uma cerimônia marcou na sexta-feira, 27, a colação de graus dos formandos das primeiras turmas de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, oferecidos pelo Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em Lençóis Paulista. Participaram da cerimônia realizada no Centro de Convivência Deputado Ricardo Izar (Cecap), o secretário de Educação, Railson Rodrigues, representando o prefeito Anderson Prado, o vereador e líder do Governo na Câmara, Glauco Temer Feres, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Ferrari, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, a coordenadora do Pró-Quali e paraninfa da turma de formandos, Keli Cristina Pires Damasceno e a orientadora de Polo da Univesp, Gabriela Rocha. Os alunos Débora Barbosa Aires (Engenharia de Produção) e André Cristiano Angélico (Engenharia de Computação) receberam o certificado de Destaque Acadêmico.

O secretário Paulo Cesar Ferrari destacou o empenho e a determinação de todos os formandos durante o curso e a parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) e a coordenação da Univesp para o desenvolvimento das atividades e aulas. “Esta é uma noite especial para todos vocês. Estamos reunidos nesta noite para celebrar o empenho, a força de vontade e o talento de cada um de vocês. O caminho não foi fácil. Foi preciso priorizar o que realmente era importante, abrindo mão dos momentos de convívio com a família, mães, pais, esposas e filhos. Foi preciso acreditar, trabalhar com afinco, determinação e vontade para superar o cansaço, as dificuldades, as dúvidas e incertezas. Mas vocês superaram tudo com luta e força de vontade. A educação é uma arma poderosa, pois transforma pessoas. Pela educação, nos tornamos mais críticos, ampliamos nossa visão de mundo e de nós mesmos. Que esta cerimônia para colação de grau seja a mola propulsora para novas conquistas e o estímulo para vencer e superar novos desafios. Em nome de toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cumprimento e desejo muito sucesso aos formandos da Univesp polo de Lençóis Paulista”.

“Para trazer uma universidade para Lençóis foi uma luta. Termos uma Univesp em Lençóis foi uma conquista que o Prado teve junto ao Governo do Estado. E hoje colhemos os frutos plantados em 2018. Muitas mudanças aconteceram, algumas afetaram mais, outras afetaram menos, mas elas destacam o quanto a palavra adaptação deve estar presente no cotidiano de vocês, no nosso dia a dia. Para as pessoas que não nasceram em berço de ouro, e eu acredito que seja o caso da maioria das pessoas aqui, adaptação às situações é necessidade de vida, precisamos resistir a toda e qualquer situação que nos imponha obstáculos”, pontuou o secretário Railson Rodrigues durante a cerimônia. O secretário de Educação lembrou dos desafios enfrentados pelos formandos durante a realização do curso. “Vejo aqui pessoas que superaram a maior dificuldade que o ser humano pode encontrar, que é a si próprio, a procrastinação. Vocês passaram por pandemia, pelo EAD, pelos trabalhos realizados. E hoje essa formatura, essa colação de grau, simboliza esta vitória. Todo o processo desses anos de estudo é mérito de vocês. Fico feliz por poder participar desse momento, que vai coroar todo esse processo. Vocês, com certeza, farão a diferença na sociedade, no mercado de trabalho, contribuindo para que, cada vez mais, tenhamos profissionais que fazem mais do que podem. Precisamos de pessoas que estejam dispostas a fazer o melhor e não apenas o possível. Muito obrigado e parabéns aos formandos”, destacou.

A Univesp

Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, a Univesp mantém parcerias com USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza para desenvolvimento do conteúdo e coordenação de seus cursos de graduação. Trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância. A instalação da Univesp em Lençóis Paulista atendeu um pedido feito pelo prefeito Anderson Prado em 2017. O anúncio da instalação foi feito pelo então Governador Márcio França, que esteve em Lençóis Paulista no dia 31 de julho de 2017. Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa. E isso acontece tanto em momentos on-line, como em encontros presenciais, nos chamados polos como o de Lençóis Paulista. Grande parte do curso é realizada em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores.