Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município recebe playground adaptado
13/01/2023 15h09

Município recebe playground adaptado

A implantação dos equipamentos foi viabilizada por meio de um pedido feito pelo prefeito Anderson Prado e pelo vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho

Lençóis Paulista acaba de receber um conjunto de playground adaptado voltado para as pessoas com deficiência. Os serviços para a instalação dos equipamentos, defronte a Adefilp, foram concluídos nesta semana.

A implantação dos equipamentos foi viabilizada por meio de um pedido feito pelo prefeito Anderson Prado e pelo vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, Manezinho, durante a gestão da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. O convênio contempla investimentos de R$ 68.542,70, sendo que R$ 51.000,00 foram investidos pelo Governo do Estado e R$ 17.542,70, aplicados pela Prefeitura de Lençóis Paulista, como contrapartida, incluindo a execução dos serviços de adequação da área e instalação dos equipamentos no local.

“O atendimento às pessoas com deficiência recebe uma atenção especial do Governo Municipal. Além do playground adaptado, já estamos desenvolvendo o projeto Esporte para Todos, programa que vai ampliar a atividade esportiva paralímpica em Lençóis Paulista. A iniciativa foi possível graças ao convênio com o governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania. O Esporte para Todos é voltado para quem tem a partir de oito anos de idade, e que possui alguma deficiência”, pontuou Manezinho.

O conjunto de playground adaptado contempla um carrossel Adaptado Gira-Gira com quatro lugares, um balanço adaptado simples para cadeirante e um balanço Vai e Vem Adaptado em Nível. Além da atividade lúdica e física, o equipamento oferece a oportunidade de inclusão social, pois conta com espaços para crianças cadeirantes e dois assentos para não-cadeirantes.

O balanço adaptado simples para cadeirante é destinado aos usuários de cadeira de roda. Pode ser usado por crianças, jovens e adultos, sem a necessidade de auxílio para sua utilização. O equipamento possui proteção nas junções da base, sistema de amortecimento que evita movimentos bruscos e trava da plataforma para entrada e saída segura do usuário.

Já o Balanço Vai e Vem Adaptado em Nível permite que uma criança cadeirante e até duas não cadeirantes, utilizem de forma simultânea o mesmo brinquedo.

“Esta é mais uma conquista para as pessoas com deficiência. Além do estímulo ao esporte, da prática de atividade física voltada para pessoas com deficiência, os equipamentos também possibilitam a inclusão social, além disso, os equipamentos não necessitam de acompanhamento para sua utilização, uma vez que eles possuem sistemas de segurança”, lembrou o secretário de Esportes, Raphael Blanco.