Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca formatura da primeira turma do Programa Hora de Aprender
11/01/2023 16h25

Cerimônia marca formatura da primeira turma do Programa Hora de Aprender

Formandos do Programa Hora de Aprender ao final da cerimônia realizada no Espaço Cultural Cidade do Livro

Alunos do Programa Hora de Aprender na Melhor Idade participaram na quinta-feira, 5, da cerimônia para a entrega dos certificados. O projeto é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) por meio do Programa de Qualificação Profissional (Pro-Quali). Participaram da cerimônia, realizada no Espaço Cultural Cidade do Livro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Ferrari, que representou o prefeito Anderson Prado, a vereadora Andréia Bernardo Zaratini Martinelli, vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador licenciado e secretário de Motomecanização, Francisco de Assis Naves, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, a coordenadora do Pro-Quali, Keli Cristina Pires Damasceno, e a professora Natália Cristina Nunes Xavier, responsável pelo desenvolvimento das aulas e atividades e familiares dos formandos.

Esta é a primeira turma do programa implantado em setembro de 2021. As atividades foram desenvolvidas no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, utilizando o livro EJA – Alfabetizando Letrando. Uma metodologia que alia sons/letras às bocas no momento da fala, favorecendo a conversão fonema/grafema pela pista articulatória, tornando a alfabetização mais rápida e segura, além de reabilitar os desvios e desequilíbrios nesse processo. O livro contém ainda atividades interdisciplinares, que auxiliam no processo de letramento. Já as aulas de matemática foram desenvolvidas de acordo com as necessidades dos alunos, com apoio de livro didático e atividades impressas.

“Quero agradecer à equipe da Sedecon, à Keli, à Débora, à Karol, pessoas que se empenharam muito para que este projeto tivesse êxito. Quando o prefeito Prado me convidou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conversamos sobre a implantação de projetos e ações que buscassem a sustentabilidade econômica no município, considerando dois dos pilares da economia: os empreendedores e os trabalhadores”, pontuou o secretário Paulo Ferrari, na abertura da cerimônia.“Em contato com os empreendedores, fizemos um diagnóstico das necessidades e demandas na área de qualificação. E, em um desses encontros, nos deparamos com uma situação em que o colaborador apresentava muitas dificuldades relacionadas à língua portuguesa e matemática, comprometendo seu trabalho. Conversei então com a equipe, para verificarmos o que podia ser feito neste sentido, e criamos o Hora de Aprender, por meio do Pro-Quali, programa de qualificação profissional, que resgata a dignidade dessas pessoas, oferecendo instrumentos para a leitura e produção de textos, entre outras atividades. Quero agradecer também o apoio dos familiares de nossos alunos, que compreenderam a importância dessa iniciativa. Temos na Sedecon, áreas específicas para atender os empreendedores e os trabalhadores. Muito obrigado e mais uma vez parabéns aos alunos”, concluiu o secretário.