Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Terceiro encontro do Clube de Leitura BMOL acontece nesta quinta, 12
11/01/2023 08h30

Terceiro encontro do Clube de Leitura BMOL acontece nesta quinta, 12

O Clube de Leitura BMOL tem encontro marcado nesta quinta-feira, 12 de janeiro, para discutir o livro do mês, a novela “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway, às 19h, no Espaço Cultural Cidade do Livro. Quem quiser participar, deve comparecer ao encontro ou fazer a inscrição na BMOL que está de sede temporária no Espaço Cultural, as vagas são limitadas.

O projeto teve início no mês de novembro de 2022 e está se encaminhando ao seu terceiro encontro. Já foram discutidos os contos "Os olhos d'água", da escritora Conceição Evaristo, e “A Caolha”, de Júlia Lopes de Almeida.

A bibliotecária Silviane Sanches, responsável pelas bibliotecas do município, é quem faz a mediação e curadoria do projeto. “Nos encontros buscamos desenvolver uma parceria com os leitores, os incentivando a ler. Na curadoria são pensados livros sobre bibliodiversidade, que passeiam entre a literatura contemporânea e literatura clássica, abordando contos, novelas e romances”.

A escolha do livro do mês é feita através de uma análise entre o acervo de livros das bibliotecas municipais e do acervo da plataforma BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo. Dessa forma, os integrantes podem escolher onde e como ler o título escolhido.

O Clube de Leitura foi possibilitado devido a uma parceria com Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Lençóis Paulista foi selecionada entre outras cidades da região, considerando a participação do município em outros projetos e programas literários.

A SisEB ainda realiza a manutenção mensal do projeto, conferindo o andamento, investindo na capacitação de mentores especializados e atividades de acompanhamento. Este primeiro edital prevê uma duração de 7 meses do projeto, que será realizado em todas as segundas terça-feiras de cada mês.