Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / IBGE lança ferramenta para realizar agendamento do Censo Demográfico
04/01/2023 08h53

IBGE lança ferramenta para realizar agendamento do Censo Demográfico

O “Disque Censo” é o mais novo instrumento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para garantir a total cobertura censitária da população brasileira. Agora, quem ainda não foi contatado presencialmente pelos recenseadores do Instituto, poderá solicitar a visita de um representante da instituição via telefone para realizar a entrevista. Até a primeira semana de janeiro, cerca de 179 milhões de brasileiros (algo próximo de 84% da população) foram recenseados.

Para participar, basta discar o número “137” e agendar a entrevista. A ligação é gratuita, e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento do “Disque Censo” é de segunda a domingo, das 8h às 21h30.

Em campo desde 1º de agosto de 2022, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional.

COMO FUNCIONA O "DISQUE CENSO"?

Ao discar o número “137”, o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita.

A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Consulte neste link mais informações sobre o Disque Censo: https://bit.ly/DisqueCensoIBGE