Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura quer criar o Programa Municipal de Inclusão Produtiva
27/12/2022 11h02

Prefeitura quer criar o Programa Municipal de Inclusão Produtiva

Plano Municipal de Inclusão Produtiva já está capacitando lençoenses para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Lençóis Paulista enviou para a Câmara projeto de lei que institui o Programa de Inclusão Produtiva, que torna permanente as ações para qualificação e reintegração ao mercado de trabalho de pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo ou empregabilidade.

“Nós não medimos esforços para garantir o acesso dos lençoenses à qualificação, especialmente às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desenvolvemos projetos como o Frente Solidária, que além de uma ocupação, oferece qualificação profissional, por meio de cursos, palestras e oficinas, e queremos transfonar estas ações em políticas públicas permanentes. Mais uma vez, conto com apoio da Câmara de Vereadores para aprovação de mais este projeto”, destacou o prefeito Anderson Prado.

O programa foca na capacitação de quem tem a partir de 16 anos e se enquadra nos critérios de vulnerabilidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e famílias atendidas em Centros de Referência de Assistência Social. As ações serão desenvolvidas pelas secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e vão trabalhar o Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional e Orientação para Geração de Trabalho e Renda.

Algumas ações nesse sentido já vem sendo executadas pelas duas pastas desde o início deste ano, por meio do Plano Municipal de Inclusão Produtiva, desenvolvido com apoio do Sebrae.

“Um dos grandes diferenciais do Programa Municipal de Inclusão Produtiva, e nós já começamos a atuar nesse sentido através do Plano Municipal, é focar no desenvolvimento humano, em primeiro lugar, identificando as habilidades socioemocionais de cada pessoa. Alguns têm perfil de empreendedor e terão mais sucesso trabalhando de forma autônoma, enquanto outros se desenvolverão melhor atuando para um empregador. Além da capacitação, com a aprovação desta Lei poderemos fomentar a inclusão produtiva criando condições para a geração de renda e autonomia aos usuários dos CRAS e CREAS”, explicou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

“Nós já dispomos de uma estrutura em nosso município que atende tanto quem está em busca de reinserção no mercado de trabalho quanto quem deseja iniciar um negócio próprio. Acredito que a inclusão produtiva vai direcionar o candidato adequado para cada tipo de qualificação, representando uma gestão mais sustentável e solidária”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari.