Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Defesa Civil faz o rebaixamento do Lago da Prata
23/12/2022 15h36

Defesa Civil faz o rebaixamento do Lago da Prata

Lago da Prata e outras represas são utilizados como piscinões

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou nesta sexta-feira, 23, o rebaixamento do Lago da Prata. O objetivo é prevenir o impacto no período de mais chuvas, de janeiro a março, e reduzir o risco de enchentes e alagamentos. A ação foi realizada por membros da Defesa Civil com apoio de servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Motomecanização.

O rebaixamento do Lago é feito com a retirada das lâminas de contenção, o que possibilita que o volume de água que escoa do Córrego da Prata para o Rio Lençóis seja reduzido, evitando um estrangulamento do Rio Lençóis próximo ao Jardim Primavera, dando mais fluidez ao rio, evitando sua elevação no Centro da cidade.

“Mais uma vez concluímos com sucesso o rebaixamento do Lago da Prata, uma ação de orientação técnica, e que tem se mostrado muito importante para minimizar o risco de inundação durante o período de grande volume de chuva, que deve se estender até março”, explicou o coordenador da Defesa Civil, sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

Paralelamente, a Coordenadoria de Defesa Civil também está realizando um trabalho de avaliação de represas localizadas na zona rural de Lençóis Paulista, Macatuba e Borebi. Até 14 reservatórios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis podem ser rebaixados.

Esta recomendação técnica do Comitê Gestor da Bacia do Rio Lençóis também já foi realizada em anos anteriores. O objetivo é que essas represas sirvam como piscinões, pois vão receber a água das chuvas e evitar que elas cheguem de uma só vez aos rios e córregos da região.