Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos produzem livro e promovem “noite de autógrafos”
19/12/2011 18h26

Alunos produzem livro e promovem “noite de autógrafos”

O encerramento do projeto “Maleta Mágica de Surpresa”, da EMEF “Esperança de Oliveira”, ocorreu com uma programação interessantíssima: uma “noite de autógrafos”, marcando o fim do ano letivo. Composto por autorias e reescritas, o livro foi produzido pelos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental. Muita gente prestigiou o evento, inclusive a prefeita Isabel Cristina Campanari Lorenzetti.

Segundo a professora Suely de Jesus Medola, com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura e a descoberta da magia que há nos livros, o projeto também estimulou a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Ele integrou a família na prática e no desejo pela leitura, desenvolveu outras formas de expressão além da escrita, melhorou a oralidade, sanou timidez e reforçou o senso de responsabilidade”, acrescenta.

O projeto

Durante todo o transcorrer do ano letivo de 2011, diariamente eram escolhidos cinco livros de literatura infantil e colocados em uma maleta, a qual era levada diariamente por um aluno. O estudante tinha a possibilidade de ler todos os livros, porém apenas um era escolhido para a leitura no início da aula no dia seguinte.

O aluno que ainda não conseguia ler, contava a história do livro escolhido para os demais colegas da classe por meio da observação das imagens ou do entendimento da narrativa lida em casa com a ajuda de um adulto. Na maleta, o livro escolhido era sempre trocado por outro, para que a surpresa permanecesse, já que a história, assim, não era repetida.

Às sextas-feiras era a vez dos alunos escolherem, dentre todos os leitores da semana, o “melhor contador de histórias” e também o melhor livro. Na sequência, era proposta uma reescrita individual ou coletiva da narrativa em questão. As melhores delas foram compiladas na obra demonstrada para pais de alunos e convidados durante a “noite de autógrafos”.

Na foto, alunos participantes do projeto, com a professora Suely Medola