Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis terá Ensino 100% Integral nas escolas estaduais
20/12/2022 17h15

Lençóis terá Ensino 100% Integral nas escolas estaduais

Cerimônia marcou lançamento do projeto nesta terça-feira

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira, 20, no plenário da Câmara marcou o lançamento do programa de Ensino Integral, que a partir de 2023 será oferecido em 100% das escolas estaduais de Lençóis Paulista. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, Lençóis Paulista será a primeira cidade da regional de Bauru, que abrange 17 municípios, a ter o ensino estadual totalmente no formato integral.

O evento contou com a presença do prefeito Anderson Prado, da dirigente regional de Ensino, Gina Sanchez, do presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, do secretário de Educação, Railson Rodrigues e dos diretores das seis escolas lençoenses beneficiadas com o programa: Hilda Paschoalinotto Grigollo (EE Antonieta Grassi Malatrasi), Carla Maria de Lara Dorini Angelici (EE Leonina Alves Coneglian), Juliana Aparecida Boccardo (EE Rubens Pietraróia), Leandro Paschoarelli (EE Paulo Zillo), Elza Marli Galassi Carpanezzi (EE Vera Braga Franco Giacomini), Elaine Cristina Leda Lopes (EE Virgílio Capoani) e Roseli Sbaraglini (Etec Cidade do Livro).

Também acompanharam a cerimônia o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, a vereadora Andréia Bernardo Zaratini Martinelli, Rafael Alves de Lima, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Regis Luiz Almeida, presidente do Conselho Tutelar, e profissionais da educação da rede municipal e estadual. O evento pode ser assistido na íntegra aqui: https://www.facebook.com/preflp/videos/1123500541662998

O evento começou com o depoimento da diretora da EE Vera Braga, a primeira unidade da cidade a implantar o ensino integral. O trabalho começou em 2018, de forma gradativa. “Iniciamos atendendo apenas os alunos do ensino médio. Foi um ano de aprendizado e conquistas elevando o nosso índice Idesp a um patamar nunca antes alcançado por este segmento. A partir de 2020 pudemos ampliar o atendimento aos alunos do ensino fundamental, anos finais”, explicou Marli.

A experiência da gestora foi complementada com o depoimento da ex-aluna Nagila Maria da Silva, atualmente aluno da faculdade de ciências sociais da Unesp/Marília e senhor José Adilson Cabral, representando pais de alunos e ex-alunos da escola Vera Braga sobre a implantação do ensino integral.

“Venho de uma família de sete irmãos e sou a primeira a ingressar numa universidade. Todos sabemos o quanto é difícil ser aprovado num vestibular tão concorrido e tenho convicção que minha conquista foi devido à minha vivência na escola de período integral”, justificou a ex-aluna Nagila. “Quando estive na escola Vera Braga para participar desse projeto, quando começaram a me explicar o que seria, eu fiquei maravilhado. Isso me remeteu ao meu tempo de ensino, às dificuldades que tínhamos, àquela plataforma básica. Em 2018 eu via com a minha filha as mesmas dificuldades. A partir do momento que iniciou o trabalho dentro da nova plataforma, houve uma transformação na minha filha Isabela. Hoje eu tenho uma filha que está empenhada”, completou José Adilson Cabral, pai de aluno da escola Vera Braga.

Segundo a dirigente Gina Sanchez, com a implantação do programa Ensino Integral, o número de alunos do ensino fundamental e médio matriculados em período integral passará de 897 alunos em 2022 para mais de 3.400 alunos em 2023.

“É muito fácil ter o coração aqui em Lençóis Paulista. Além de ser uma cidade acolhedora, faz sentido para a vida das pessoas. E as cidades são feitas de pessoas, que precisam ser felizes aonde estão. Este princípio deve ser adotado em nossas escolas também. Eu quero agradecer a confiança na educação pública e, em especial, à educação pública na rede estadual. E o programa de Ensino Integral, com todo o apoio que tivemos da administração, traz algo pioneiro para nossa Diretoria de Ensino, que é ser a primeira cidade da nossa regional a ter 100% das escolas estaduais no programa de Ensino Integral”, declarou a dirigente.

“Esse é um dia importante para a Educação em Lençóis Paulista. Quando eu ouço a Nagila falando de sua experiência, passa um filme na minha própria cabeça como estudante da rede pública. Quando eu ouço um pai falando sobre os acessos criados para o ensino superior, para diminuir as desigualdades através da educação, eu fico muito feliz. Nós que viemos da escola pública, temos a clareza que a política pública, o social é prioridade. E o social ser prioridade do nosso governo faz com que tudo valha a pena. E é impossível pensar em política social sem pensar em educação. Porque a educação é principal ferramenta de transformação social que dispomos”, lembrou o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

“Eu sou grato por estar finalizando um ciclo como presidente da Câmara participando de uma cerimônia que marca o início de um novo ciclo, que é o Ensino Integral. Agradeço a todos, alunos pais, diretores, gestores, professores que acreditaram, pois nós já estamos vendo os resultados”, agradeceu Bibaia.

“Quero agradecer a oportunidade de estarmos reunidos nesse dia histórico. Talvez as famílias, as comunidades que serão beneficiadas a médio e longo prazo nem saibam o que está acontecendo, o divisor de águas que será na história do município. Nós estamos promovendo a educação de forma aprofundada e de forma tão latente, que existirá na vida de cada aluno para o resto de sua existência. E vamos pacificar, através de um projeto chamado Lençóis Paulista 200 Anos, para que os próximos prefeitos se comprometam a entregar 100% de ensino integral nas escolas municipais. Nós queremos cuidar do bebê até a sua adolescência, fazendo com que a família tenha na Prefeitura todo o suporte necessário”, resumiu o prefeito Anderson Prado.

Ele ainda agradeceu ao pai e também a ex-aluna, a Nagila, pelo depoimento. “Sabe o que mais me orgulha, uma preta, vencedora, campeã, que tem transformado a própria realidade num país racista, preconceituoso. Um país onde cada preto é descendente sim de escravos, mas que muito antes eram descendentes de povos africanos maravilhosos que contribuíram e contribuem para a civilização humana. Eu luto por isso”, completou.

 

notícias relacionadas

Tags: lençóis, terá, ensino, , integral, escolas, estaduais.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo