Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Coordenadoria de Defesa Civil realiza simulação de enchente na Vila Contente
15/12/2022 11h01

Coordenadoria de Defesa Civil realiza simulação de enchente na Vila Contente

Membros da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e servidores da Prefeitura participaram de mais um treinamento simulado de uma situação de enchente na Vila Contente. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, também acompanhou o simulado.

O simulado é uma ação preventiva para testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação, e vem sendo realizado desde 2017. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área.

“Num evento crítico, a prioridade é a vida. Então estou muito feliz em reunir a equipe toda aqui hoje, mais uma vez. A proposta do simulado é ver o tempo de acionamento das equipes na chegada do socorro ao local de risco. O córrego é a ameaça e a vulnerabilidade são as casas e as pessoas que nela habitam. A parte essencial do treinamento, que é a chamada dos órgãos envolvidos, tem operado muito bem. O nosso tempo de resposta é muito rápido”, comentou o coordenador da Defesa Civil, o sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

A partir de 15 de dezembro, a Coordenadoria de Defesa Civil começa a desenvolver as ações preventivas para o período de chuva em Lençóis Paulista. Estas ações continuam em janeiro, que é o período de criticidade no município, e seguem até março.