Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Encerramento do projeto Nômade acontece no dia 15 de dezembro com o lançamento do livro "Territórios" e do documentário "Olhares"
14/12/2022 11h21

Evento acontece no Espaço Cultural Cidade do Livro, em Lençóis Paulista, às 19h

Acontece no dia 15 de dezembro, quinta-feira, o encerramento de mais uma edição do projeto Nômade, em Lençóis Paulista, às 19h, no Espaço Cultural Cidade do Livro. O evento ainda conta com o lançamento do livro “Territórios” e também com a exibição do documentário “Olhares”.

As obras têm o propósito de mostrar aspectos do artesanato que se desenvolve no município e de registrar as ações de capacitação e valorização do fazer artesanal, realizadas pelo projeto Nômade durante o ano de 2022.

No interior de São Paulo, o projeto Nômade passou a atuar sob a perspectiva da Economia Criativa, que compreende o desenvolvimento da criatividade como principal promotor da geração de renda e do desenvolvimento regional, valorizando a diversidade cultural e o potencial criativo e empreendedor de agentes locais.

“Nossa maior missão é valorizar pessoas e suas histórias. O Nômade abriu espaço para colocarmos essas ideias em prática. Ao longo do processo, conhecemos pessoas e suas relações com o fazer artesanal. Foi lindo olhar com atenção para essas artesãs e artesãos e colaborar com seus trabalhos, buscando melhorias na qualidade de vida e promovendo o compartilhamento de saberes, além de ampliar caminhos para um desenvolvimento local mais sustentável”, reforça Marici Vila, diretora da Origem Produções, empresa responsável pela execução do projeto.

O projeto Nômade foi desenvolvido, gratuitamente, com foco em artistas, artesãos, designers, agentes culturais, empreendedores, estudantes, professores e interessados em produção artesanal, design, empreendedorismo e processos criativos.

“O foco na manualidade artesanal é importante, pois o trabalho tem pouco reconhecimento, sobretudo em seu valor econômico – pouco se percebe do tempo, do empenho e dos afetos que cada artesã e cada artesão incorporam em seu produto final”, encerra Tania de Paula, designer.

O projeto Nômade é patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção executiva da Origem Produções e com o apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, através das Secretarias de Turismo e Cultura.

SOBRE O PROJETO NÔMADE

O projeto Nômade foi criado em 2001 pelos designers Tania de Paula e Christian Ullmann. As primeiras edições aconteceram na Amazônia com o desafio de preservar a cultura local e conciliar geração de renda e uso sustentável de recursos naturais. A dupla percorreu as cinco regiões do Brasil e algumas cidades na América do Sul com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades e seus territórios.

Em parceria com a Origem Produções, o projeto Nômade já esteve em Ribeirão Preto e Novo Horizonte e chegou a Lençóis Paulista com a proposta de identificar potencialidades e características únicas da região, promover o saber fazer artesanal.