Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inaugura Saúde 10 com funcionamento de postos à noite e aos sábados
13/12/2022 15h23

Prefeitura inaugura Saúde 10 com funcionamento de postos à noite e aos sábados

O prefeito Anderson Prado esteve nas unidades acompanhado do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro

Teve início nesta segunda-feira, 12, o programa Saúde 10, com a ampliação do horário de atendimento das unidades para o período noturno e também aos sábados. Quatro postos de saúde (ESF da Cruzeiro, do Caju e da Cecap, e as UBS do Jardim Ubirama) passaram a funcionar com horário ampliado. Em virtude da dificuldade para a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, as outras quatro unidades vão integrar o programa a partir de abril. Veja abaixo os novos horários dessas unidades.

Para marcar o início do programa, o prefeito Anderson Prado esteve nas unidades acompanhado do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro. Eles entregaram uma placa comemorativa ao início do Saúde 10 e deram boas-vindas à nova equipe de profissionais.

“Estamos nas unidades hoje para dar início ao programa Saúde 10 com a abertura de mais quatro unidades em horário ampliado. É mais acesso à saúde para a população que mais precisa, não só para os atendimentos de rotina, mas com enfoque também na prevenção, que é o mais importante. Um sonho que o prefeito Anderson Prado lutou muito para que se tornasse realidade. Agradeço aos novos servidores e aos funcionários que estão treinando e capacitando as novas equipes”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“Agradeço em primeiro lugar a Deus a oportunidade de estar aqui nesse dia histórico. O que estamos realizando a partir de hoje, vai impactar a vida de milhares de mães, milhares de trabalhadores, de pessoas que precisam da saúde pública e ela não estava disponível porque após as 17h só havia atendimento de urgência e emergência. Hoje passamos a dar mais oportunidade para o trabalhador que é diabético, hipertenso, fazer o acompanhamento da sua patologia, para uma mãe que está com a criança doente, mas não caracteriza um quadro de urgência e emergência. Essas pessoas poderão contar com a unidade próxima de sua casa, com as equipes que conhecem e confiam. É um divisor de águas que começa agora. Estamos investindo aproximadamente R$ 8 milhões por ano com a contratação de mais 100 profissionais para garantir o atendimento em horário ampliado. Construir, reformar, entregar novas obras é muito importante, desde que tenha como objetivo atender as pessoas, mudar suas vidas para melhor. E o Saúde 10 veio para transformar tudo que conhecíamos como saúde pública”, reforçou o prefeito Anderson Prado.

As unidades que iniciaram o atendimento em horário estendido oferecerão atendimento médico, de enfermagem e retirada de medicamentos, inicialmente. No Núcleo e Ubirama haverá dispensação de medicamentos controlados até 22h. Os novos profissionais que atuarão nas salas de vacina estão em período de adaptação e treinamento e o serviço deve estar disponível no período noturno a partir de janeiro.

Por enquanto, a vacinação noturna segue apenas na ESF do Monte Azul, que conta com Pronto Atendimento. A ESF do Núcleo também fará parte do programa, mas enquanto estiver em vigor o contrato com o Hospital Nossa Senhora da Piedade para o Pronto Atendimento, continua funcionando até 23h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 18h aos sábados.

“Com o passar do tempo e a contratação e capacitação das equipes, teremos todos os serviços das unidades de saúde que estão disponíveis durante o dia também à noite”, completou o secretário.